Na obra O Tema da Saúde na Educação Física Escolar: propost...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845587 Pedagogia
Na obra O Tema da Saúde na Educação Física Escolar: propostas pedagógicas críticas a partir da saúde coletiva, os autores provocam os professores e professoras de educação a observarem que o mundo moderno impõe às crianças e adolescentes o uso constante de tecnologias digitais, cada vez mais eles passam a maior parte do tempo consumindo as mídias sociais, “onde ser visto” faz parte de estar inserido. Por isso mostrar-se bem, “saudável” (estando essa ideia de saúde relacionada a um corpo esteticamente aceito) pode significar pertencer a um seleto grupo de vencedores" (CASTRO, 2020, p.206). Dessa forma, a busca pelo corpo perfeito acaba se tornando uma epidemia entre adolescentes e jovens. Essa discussão é trazida por Barros (2019, p.5) quando afirma que “a epidemia se multiplica numa população patologicamente preocupada com a perfeição”. (Saúde Mental na Escola uma possibilidade de intervenção pedagógica na educação física escolar. Palmas, EDUFT, 2021, pg. 70).
O texto sugere que os/as professores(as) de educação física intervenham de forma a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - acolher essa realidade possibilitando intervenções pedagógicas que questionem os padrões midiáticos, com vistas a criar um movimento cultural de respeito às identidades.

A questão aborda a influência das mídias sociais e das tecnologias digitais na percepção de corpo e saúde entre crianças e adolescentes. No contexto da Educação Física escolar, os professores são incentivados a refletir sobre como essas influências impactam os jovens e a buscar intervenções pedagógicas que promovam uma visão mais saudável e inclusiva da saúde e da identidade corporal.

Para resolver a questão, é necessário entender que a Educação Física deve ir além do desenvolvimento físico e abordar também os aspectos sociais e culturais relacionados à saúde. Os professores devem ser capazes de identificar a pressão que os padrões midiáticos exercem sobre os estudantes e intervir de maneira a promover a aceitação e o respeito às diversas identidades corporais.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa B é a correta porque propõe acolher a realidade dos alunos, mas questionando os padrões midiáticos. Essa abordagem é crítica e reflexiva, pois busca criar um movimento cultural que valorize a diversidade de identidades e corpos, promovendo um ambiente inclusivo e saudável.

Análise das alternativas incorretas:

A: Esta alternativa sugere promover a comparação dos corpos, o que vai contra a proposta de uma intervenção pedagógica crítica. Comparar corpos pode intensificar a obsessão pelo corpo perfeito e não questiona os padrões midiáticos.

C: Embora introduza a noção de corpos saudáveis, esta alternativa ainda mantém a ideia de culto ao corpo saudável. Isso pode perpetuar a pressão para alcançar um padrão específico, ao invés de questionar os padrões estabelecidos.

D: Rejeitar a realidade criticando os indivíduos que procuram academias é uma abordagem negativa e pode alienar os alunos. Em vez de criar um movimento de recusa às identidades, é mais produtivo promover a aceitação e a reflexão crítica.

E: Embora introduza uma reflexão sobre o que é belo e saudável, ainda busca a ideia de um corpo belo e saudável, o que pode reforçar a busca por padrões específicos, ao invés de promover a diversidade e a aceitação das diferentes identidades corporais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo