Considerando que os processos permeiam todo o funcionamento ...
Não se recomenda a utilização de benchmarking para a identificação de possíveis melhorias em um processo devido às especificidades de cada negócio.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O
benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho
com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Segundo Silva (2008), benchmarking é o “processo contínuo de comparar as estratégias, os produtos e os processos
de uma organização com os das organizações melhores da classe.”
O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas; também contempla, por exemplo, a sua divulgação por intermédio das diversas técnicas de marketing.
O benchmarking traduz-se, então num processo através do qual se observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994), passando pelas operações (Shetty, 1993). Não se poderá dizer que o benchmarking constitui o único meio que permite a melhoria, sendo apenas um dos instrumentos disponíveis para o efeito. A sua utilização tem como principal benefício a orientação da empresa para o exterior, na busca permanente de oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, processos, custos e prazos, etc. O termo benchmarking surge em meados da década de setenta do século XX, introduzido pela XEROX, tendo a ideia vindo a ganhar proeminência na literatura especializada desde então. A ASQ - American Society for Quality define benchmarking como o processo de medição e comparação contínua de uma organização relativamente às organizações líderes em qualquer parte do mundo, de modo a obter informação que ajude essa organização a empreender ações destinadas à melhoria da sua performance.
gab errado
Benchmarking e uma ferramenta de comparação, posso copiar, melhorar, adaptar para a realidade da empresa. Ele pode ser interno ou externo; interno, tem como vantagem a facilidade de coleta de dados; externo, dificuldade na coleta de dados, questões éticas envolvidas.
Benchmark é o sujeito que está sendo copiado.
Vejam, uma outra questão ajuda a responder:
Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita (Q327395) = Certo!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo