De modo geral, a separação é vista como causa de tudo de ru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Assistente Social |
Q295246 Serviço Social
De modo geral, a separação é vista como causa de tudo de ruim que acontece com as crianças. No entanto, de acordo com Maldonado (2009), muito do que acontece na relação com os filhos, no período da separação, já vinha acontecendo antes; há a intensificação de algumas tendências, o surgimento de outras e, sobretudo, a conscientização de antigas dificuldades que surgem menos encobertas no novo contexto. De qualquer forma, tanto um casamento insatisfatório quanto uma separação, tanto para os pais, quanto para os filhos, desfazem o ideal, o projeto de ter uma vida familiar feliz, em que as pessoas se sintam bem. A perda desse sonho traz grande parte da dor e da tristeza na separação e
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - do sofrimento crônico no casamento ruim.

A questão em análise aborda a dinâmica familiar no contexto de separação dos pais e seus efeitos sobre as crianças. O texto de Maldonado mencionado no enunciado sugere que muitos dos problemas que se manifestam durante e após a separação de fato já existiam na relação familiar, mas são intensificados ou tornam-se mais evidentes devido à separação. A ideia principal é que os desafios e dificuldades enfrentados pelas crianças não surgem apenas com a separação, mas são frequentemente uma continuação de problemas pré-existentes que se agravam ou se revelam nesse novo contexto.

Para resolver esta questão, é necessário compreender o impacto de um casamento insatisfatório na vida dos filhos e como essa realidade pode se expressar tanto durante a relação conjugal quanto no momento de sua dissolução. É importante também reconhecer que a dor e a tristeza da separação estão atreladas, em grande medida, à perda do ideal de vida familiar feliz e harmoniosa.

A alternativa D é a correta porque enfatiza que o sofrimento associado à separação não se origina exclusivamente com o fim da relação conjugal, mas também está presente durante a convivência em um casamento insatisfatório. Isso está alinhado ao que Maldonado argumenta: os problemas existiam antes e a separação pode trazer à tona um sofrimento que era crônico, ou seja, recorrente e de longa duração, no contexto de um casamento conturbado. Por isso, a dor sentida na separação muitas vezes é uma extensão do sofrimento vivenciado no casamento ruim.

As outras alternativas são incorretas porque não capturam essa nuance. Elas apresentam possíveis consequências da separação, mas não se conectam diretamente com a ideia do sofrimento crônico que já existia antes da separação, que é a chave para a compreensão do enunciado da questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quanta subjetividade.¬¬

Também acho. Cadê o referencial teórico que justifica essa questão? Difícil.

 

 Gabarito---D

 

Amigos,  ali no comecinho da questão diz “no entanto, de acordo com Maldonado (2009), muito (...)” certo?

É que esta prova foi disponibilizado no edital algumas referencias bibliográficas como por exemplo: MALDONADO, maria tereza. Casamento, término e reconstrução. editora intregare, 2009.

Então, sem ter realizada previamente a leitura do texto de Maldonado, realmente fica uma questão subjetiva :/

 

 

Bons estudos! a luta continua!!! :)

Questão subjetiva, de modo geral, no entanto, condiz com o entendimento da autora. Respondi a várias questões de autores sem ter lido seus textos e consegui acertar, pois apreendemos a essência do conceito na teoria e, por mais que se usem palavras sinônimas, não há como errar diante do entendimento geral em nossa área.

Embora não conheça o texto, dá-se a atender ser ruim das duas formas, na separação e no casamento. Foi assim que interpretei a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo