Ao emitir parecer, o auditor torna-se responsável pela detec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q91516 Auditoria
Com base nas normas aplicáveis à auditoria independente, julgue os
itens que se seguem.

Ao emitir parecer, o auditor torna-se responsável pela detecção das distorções ocorridas na demonstração contábil, sejam elas relevantes ou irrelevantes para a demonstração considerada como um todo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado (E).

O tema central da questão aborda a responsabilidade do auditor independente na detecção de distorções nas demonstrações contábeis. De acordo com as normas de auditoria, é importante entender a extensão dessa responsabilidade.

Vamos esclarecer por que a resposta é Errado (E):

Nas normas de auditoria, o auditor é responsável por detectar distorções relevantes que possam afetar significativamente a interpretação das demonstrações contábeis. No entanto, o auditor não é responsável por detectar todas as distorções, sejam elas relevantes ou irrelevantes.

O conceito de materialidade é fundamental aqui. O auditor deve se concentrar em distorções que possam influenciar as decisões econômicas dos usuários das demonstrações contábeis. Distorções irrelevantes, por não afetarem significativamente essas decisões, não são o foco principal da auditoria.

Portanto, afirmar que o auditor é responsável por todas as distorções (relevantes e irrelevantes) está incorreto com base no princípio da materialidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O auditor que realiza auditoria de acordo com as Normas de Auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro. Conforme descrito na NBC TA 200, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria (NBC TA 200, item 51).

A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis .

Fonte: NBC TA 200

A47. O auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro. Isso porque uma auditoria tem limitações inerentes, e, como resultado, a maior parte das evidências de auditoria que propiciam ao auditor obter suas conclusões e nas quais baseia a sua opinião são persuasivas ao invés de conclusivas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo