Preocupada com a influência das vacas nos processos poluidor...
Para alcançar este objetivo a Embrapa busca melhorar as condições de criação destes animais, plantando árvores no meio do pasto, etc. As árvores ajudam a melhorar o ar, porque aumentam a quantidade de oxigênio. Pode haver várias outras formas de resolver este problema, razão pela qual que os pesquisadores da Embrapa pensam e estudam bastante.
Fonte: http://ccw.sct.embrapa.br/?pg=bloguinho – postado 11/10/2011
Com a redução da liberação do gás metano expelido pelo rebanho bovino, determine qual tipo de processo poluidor deve diminuir?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Efeito estufa.
O metano (CH4) é um gás de efeito estufa que possui um potencial de aquecimento global aproximadamente 25 vezes maior do que o dióxido de carbono (CO2) em um horizonte de 100 anos. A liberação deste gás na atmosfera contribui para o aumento do efeito estufa, que é um processo natural responsável por manter a temperatura da Terra em um nível adequado para a manutenção da vida. Contudo, o aumento da concentração de gases de efeito estufa além de níveis naturais tem levado ao aquecimento global.
O rebanho bovino é um dos emissores de metano devido à fermentação entérica, um processo digestivo dos ruminantes onde o metano é produzido e liberado no ambiente principalmente através da eructação (arroto) dos animais. A Embrapa, ao buscar formas de reduzir a liberação do metano pelo gado, está contribuindo para a diminuição do efeito estufa, visto que uma redução na emissão deste gás resultará em menor impacto no aquecimento global.
Plantar árvores no pasto pode auxiliar nesta tarefa, uma vez que as plantas sequestram CO2 durante a fotossíntese, ajudando a melhorar a qualidade do ar e aumentando a oferta de oxigênio, mas isso não está diretamente ligado à redução de CH4 emitido pelos animais. A estratégia principal para a redução do metano está em mudanças nas práticas de manejo e alimentação do gado, que podem influenciar a quantidade de metano produzida pela digestão dos animais.
As outras alternativas não se relacionam diretamente com a redução da emissão de metano por parte do gado. A inversão térmica (A) é um fenômeno climático, a chuva ácida (C) está associada com emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx), a eutrofização (D) é causada pelo excesso de nutrientes em corpos d'água, e as queimadas (E) são uma fonte de emissão de CO2 e outros poluentes, mas não estão diretamente ligadas aos gases emitidos pelos bovinos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo