Sobre ação penal, assinale a alternativa INCORRETA:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: TJ-GO Órgão: TJ-GO Prova: TJ-GO - 2012 - TJ-GO - Escrivão Judiciário |
Q425992 Direito Processual Penal
Sobre ação penal, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa D

art. 49 Código de Processo Penal

a renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, A TODOS SE ESTENDERÁ.

LETRA A. CORRETA. Ao abordar os princípios da ação penal pública incondicionada, assevera o Eugênio Pacelli [01] que o princípio da obrigatoriedade nesse tipo de ação resulta do dever estatal da persecução penal e do consequente dever, como regra, de o Ministério Público promover a ação penal se estiver diante de fato que considere ilícito penal. Adverte ainda que a obrigatoriedade da ação penal diz respeito somente à ausência de discricionariedade quanto à conveniência e oportunidade da propositura da ação penal se constatada a presença de ação delituosa e satisfeitas as condições da ação.

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/19876/acao-penal-de-iniciativa-publica-incondicionada#ixzz3FQ5QFpBg

LETRA B. CORRETA.         Art. 25 DO CPP. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

LETRA C. CORRETA. Art. 31 DO CPP. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.

LETRA A. CORRETA - Ao abordar os princípios da ação penal pública incondicionada, assevera o Eugênio Pacelli que o princípio da obrigatoriedade nesse tipo de ação resulta do dever estatal da persecução penal e do consequente dever, como regra, de o Ministério Público promover a ação penal se estiver diante de fato que considere ilícito penal. 

 

LETRA B. CORRETA - Art. 25 do CPP. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

 

LETRA C. CORRETA - Art. 31 do CPP. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.

 

LETRA D. INCORRETA - art. 49 do CPP: a renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, A TODOS SE ESTENDERÁ.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo