O Positivismo foi uma corrente filosófica idealizada por Aug...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244142 História
O Positivismo foi uma corrente filosófica idealizada por Auguste Comte. Ele se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas.
O ideário positivista exerceu forte influência em muitos episódios da História do Brasil, entre os quais:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Positivismo é uma corrente filosófica concebida por Auguste Comte. Essa corrente valoriza as ciências experimentais como o ideal de conhecimento humano, relegando abordagens metafísicas e teológicas a um plano secundário. O Positivismo sugere que apenas o conhecimento científico é capaz de levar a humanidade ao progresso.

A influência do Positivismo foi marcante em diversos momentos históricos do Brasil. Notadamente, essa corrente teve um papel fundamental na Proclamação da República brasileira. Este evento foi o fruto da união de interesses entre os militares, com uma forte presença de pensadores positivistas, e os poderosos "barões do café". Juntos, eles colaboraram para a mudança de regime de governo do país, do império para a república, em 1889.

Portanto, a alternativa correta e que reflete este momento histórico é a letra A - A Proclamação da República, que decorreu da aliança entre militares positivistas e os barões do café.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A expressão Ordem e Progresso é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte

Sentimento Positivista ganhando espaço entre os militares antes da proclamação da República.

No contexto da Proclamação da República havia diferentes grupos que a defendiam:

  • Positivistas: em sua maioria eram militares que acreditavam num regime centralizador e autoritário para o país;
  • Evolucionistas: eram civis, liderados principalmente por Quintino Bocaiúva e propunham uma transição pacífica e sem alterar as bases socioeconômicas da monarquia;
  • Revolucionários: liderados por Silva Jardim, esses caras defendiam a tomada do poder pelo povo e proclamação a partir de uma luta armada.
  • Fazendeiros do Oeste paulista: esses caras que já utilizavam mão de obra migrante nas fazendas, viam na república uma oportunidade de enriquecimento dada a autonomia provincial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo