No que se refere à Paralisia Cerebral e suas característic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Educação Especial |
Q754593 Pedagogia
No que se refere à Paralisia Cerebral e suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Paralisia Cerebral pode ser vista como o resultado de uma lesão ou do mau desenvolvimento do cérebro, ainda imaturo, e interfere no desenvolvimento normal da criança. A lesão apresenta caráter não progressivo, sendo que, a deficiência motora se expressa em padrões anormais de postura e movimentos, associados ao tônus postural anormal. ( ) A Paralisia Cerebral caracteriza-se por distúrbios motores com atraso ou interrupção do desenvolvimento sensório motor e mecanismos de reações posturais e de equilíbrio insuficientes. O comprometimento dos segmentos corporais se apresenta em maior ou menor grau, de acordo com a lesão apresentada. ( ) A Paralisia Cerebral, apresentando como distúrbio principal o controle deficiente da postura e dos movimentos e alterações do tônus, gera padrões motores anormais, resultado do atraso no desenvolvimento motor e consequentemente problemas funcionais. ( ) O indivíduo com Paralisia Cerebral apresenta marcante lesão na interação social, manifestada pela dificuldade em desenvolver relações de companheirismo apropriadas para o nível de comportamento e padrões restritos, repetitivos e esteriotipados de comportamento. A sequência correta é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - V, V, V, F.

Vamos analisar as afirmações para entender por que essa é a sequência correta:

(V) A primeira afirmação é verdadeira, pois a Paralisia Cerebral é consequência de uma lesão ou de um desenvolvimento inadequado do cérebro enquanto este ainda está amadurecendo. Isso afeta o desenvolvimento normal da criança ou do indivíduo, mas o caráter da lesão é não progressivo, o que significa que não piora com o tempo. As deficiências motoras resultantes, como mencionado, manifestam-se através de posturas e movimentos atípicos, juntamente com um tônus postural anormal.

(V) A segunda afirmação também é verdadeira, pois a Paralisia Cerebral inclui distúrbios motores que podem retardar ou interromper o desenvolvimento sensório-motor. As reações posturais e o equilíbrio são afetados, e o grau desses comprometimentos pode variar bastante de acordo com a extensão e a localização da lesão cerebral.

(V) A terceira afirmação é correta, descrevendo que a Paralisia Cerebral se caracteriza por um controle postural e de movimentos deficiente, com alterações no tônus muscular. Essas características conduzem a padrões motores anormais e atrasos no desenvolvimento motor, que, por sua vez, trazem consigo problemas funcionais.

(F) A quarta afirmação é falsa. Embora pessoas com Paralisia Cerebral possam enfrentar desafios na interação social, os sintomas descritos – dificuldades acentuadas no desenvolvimento de relações sociais, padrões de comportamento restritos, repetitivos e estereotipados – são mais característicos de Transtornos do Espectro Autista (TEA) do que da Paralisia Cerebral. A Paralisia Cerebral está mais relacionada com questões de movimento e tônus muscular do que com padrões comportamentais e sociais.

Portanto, a alternativa B é a correta, com as três primeiras afirmações sendo verdadeiras e a última sendo falsa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

( v) A Paralisia Cerebral pode ser vista como o resultado de uma lesão ou do mau desenvolvimento do cérebro, ainda imaturo, e interfere no desenvolvimento normal da criança. A lesão apresenta caráter não progressivo, sendo que, a deficiência motora se expressa em padrões anormais de postura e movimentos, associados ao tônus postural anormal.

(v ) A Paralisia Cerebral caracteriza-se por distúrbios motores com atraso ou interrupção do desenvolvimento sensório motor e mecanismos de reações posturais e de equilíbrio insuficientes. O comprometimento dos segmentos corporais se apresenta em maior ou menor grau, de acordo com a lesão apresentada.

( v) A Paralisia Cerebral, apresentando como distúrbio principal o controle deficiente da postura e dos movimentos e alterações do tônus, gera padrões motores anormais, resultado do atraso no desenvolvimento motor e consequentemente problemas funcionais.

( f) O indivíduo com Paralisia Cerebral apresenta marcante lesão na interação social, manifestada pela dificuldade em desenvolver relações de companheirismo apropriadas para o nível de comportamento e padrões restritos, repetitivos e esteriotipados de comportamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo