Julgue o item abaixo, referente aos regimes jurídicos dos ag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327365 Direito Constitucional
Julgue o item abaixo, referente aos regimes jurídicos dos agentes administrativos.


As constituições estaduais têm competência para regular aspectos próprios do regime estatutário dos servidores públicos, como aposentadoria, remuneração e vantagens pecuniárias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentando a questão:

A matéria servidor público é passível de ser legislada por todos os entes federativos, não é matéria privativa da União. Portanto, podem as Constituições Estaduais e as Leis Orgânicas dos Municípios aduzirem sobre a matéria servidor público, podendo regular aposentadoria, remuneração e vantagens pecuniárias. Todo esse entendimento está corroborado no art. 39 da Constituição Federal.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo
Os direitos e deveres do servidor público se forem estatutário está elencado no Estatuto do servido ou no caso de servidor celetista na CLT, dever-se também observar normas consagradas na constituição federal (arts. 37 a 42), ainda mais, não existe impedimento para que outros direitos sejam atribuídos pelas constituições Estaduais ou nas leis ordinárias dos Estados e municípios

Fonte:http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10324
Art. 39 CF. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.
QUESTÃO: As constituições estaduais têm competência para regular aspectos próprios do regime estatutário dos servidores públicos, como aposentadoria, remuneração e vantagens pecuniárias.
GABARITO: CORRETO.
JUSTIFICATIVA: A questão está correta, pois, essa competência decorre da Pluralidade Normativa, que é uma das características do regime estatutário. Pluralidade Normativa: cada ente da federação no exercício de sua competência legislativa tem autonomia para elaborar o Estatuto dos seus respectivos servidores públicos. Na União, temos a Lei 8.112/90, no DF a LC nº 840/11...
E, só para conhecimento mesmo, o estados não teriam tal competência quando se trata do regime celetista, pois, tal regime (CLT) tem Unicidade Normativa, ou seja, diploma único para todos os entes da federação. Tal característica deriva da competência privativa da União para legislar sobre Direito do Trabalho, nos termos do art. 22, I, da CF/88.
Fonte: Professor Elyesley Nascimento

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Discordo do gabarito. A constituição estadual pode aplicar regra de aposentadoria ? Por exemplo, que os servidores serão aposentados com 15 anos de serviço ?

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

XII - previdência social, proteção e defesa da saúde;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo