Nos orçamentos de referência para licitação de obras públic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2019 - UTFPR - Engenheiro Civil |
Q1018833 Direito Administrativo
Nos orçamentos de referência para licitação de obras públicas federais, o percentual referente a Benefícios e Despesas Indiretas – BDI deve ter sua composição evidenciada com as parcelas referentes a Administração Central, Despesas financeiras, Tributos, Risco, Garantia, Seguro e Lucro. Em relação a isso, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) A taxa de rateio da Administração Central compreende o conjunto de atividades realizadas pelo executor no local do empreendimento, tendo como atividades básicas: Chefia da obra, Administração do Contrato, Segurança do Trabalho, Engenharia e Planejamento.

Rateio da administração central: Geralmente são incluídos no orçamento sobre o custo indireto. Tendo em vista que são as obras que levam receita para a construtora, o escritório central é apenas um gerador de despesas. Quem arca com as despesas do Escritório Central são as obras, que por sua vez rateiam entre si um percentual de custo chamado de taxa da administração central.

b) Entre os tributos que devem ser considerados no BDI, o ISS representa o imposto sobre serviço, sendo seu valor fixo o percentual de 3% sobre o valor da mão de obra, independendo do local de execução da obra.

ISSQN | ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza. Base de cálculo: alíquota, variando de Município para Município X preço dos serviços com deduções

c) O Acórdão TCU 2622/2013 definiu faixas aceitáveis para valores do percentual do BDI para diferentes tipos de obras. Os grupos de obras considerados foram somente: construção de edifícios, rodovias e ferrovias e redes de abastecimento de água e coleta de esgoto. Existe mais tipos de obras envolvidos https://licitacoes.ufsc.br/files/2014/10/Ac%C3%B3rd%C3%A3o-2622-2013-BDI.pdf

d) perfeitamente

e) O acórdão TCU 2622/2013 estabeleceu percentuais de impacto da administração local da obra, devendo ser considerado no cálculo do BDI, por se tratar de uma despesa indireta. Administração local é considerada em despesas diretas.

Não entendi o erro da alternativa e) , visto que os custos da Administração local são respaldadosno BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). Alguém sabe identificar o que há de errado?

Oi, tudo bem?

Gabarito: D

Bons estudos!

-Estude como se a prova fosse amanhã.

d) poderá ser adotada para alguns equipamentos ex: elevador que terá um bdi diferenciado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo