Na 4ª linha do texto, o termo “de São Paulo" aparece entre ...
Museu homenageia a língua
O Museu de Língua Portuguesa é o único espaço do mundo totalmente dedicado a um idioma. Localizado no prédio da Estação da Luz, restaurado recentemente, no centro histórico da cidade [de São Paulo] com mais falantes de português do mundo, o museu tem como atração, exclusivamente, a língua. No primeiro andar do prédio, o museu apresenta uma exposição temporária. O segundo andar do museu tem um telão que preenche um longo corredor, onde são projetados vídeos sobre o cotidiano da língua. No centro da sala, totens luminosos destacam os principais idiomas que contribuíram para a língua tal como é falada no Brasil hoje.
(Adaptado. Graziela Beting, SP, Duetto Editorial)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - evita ambiguidade na continuação do texto.
O tema central da questão é a pontuação e o uso de colchetes em um texto. Para resolver essa questão, é necessário compreender como elementos como colchetes são usados para clarificar ou modificar um texto, principalmente em contextos onde podem haver ambiguidades.
Na frase "no centro histórico da cidade [de São Paulo] com mais falantes de português do mundo", a expressão "de São Paulo" está entre colchetes para evitar ambiguidade. Sem os colchetes, poderia haver confusão sobre qual cidade está sendo mencionada, já que o texto refere-se à cidade com mais falantes de português no mundo.
Justificativa para a alternativa correta (E): A opção E é a mais adequada porque os colchetes são frequentemente usados para inserir informações adicionais que evitam confusões ou ambiguidade no texto. Nesse caso, eles especificam que a cidade mencionada é São Paulo, eliminando qualquer dúvida.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Informa a localização geográfica do Museu: Embora "de São Paulo" realmente informe a localização, o uso de colchetes não é especificamente para isso; serve para prevenir ambiguidade.
B - Unifica a cidade e o Estado: Essa opção é incorreta porque a frase não trata de unificação de cidade e estado, mas sim de especificar qual cidade está sendo mencionada.
C - Destaca a importância do Museu: A colocação entre colchetes não tem relação com a importância do Museu, mas sim com a clarificação do texto.
D - Indica o valor histórico da localização do Museu: O uso de colchetes não está relacionado ao valor histórico, mas sim à identificação clara da cidade mencionada.
Esperamos que essa explicação tenha sido clara e tenha ajudado você a compreender melhor o uso dos colchetes para evitar ambiguidades em textos. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa: E) evita ambiguidade na continuação do texto.
Eu fiquei entre as opções "a" e "e", mas marquei a "a", pois na minha cabeça, quando diz que o Museu da Língua Portuguesa é o único do mundo, não haveria como haver dúvidas sobre a localização e a informação seria apenas informativa...
eu não entendi a ambiguidade... só existe 1 cidade com mais falante de língua portuguesa no mundo - São Paulo...
onde está a ambiguidade?
A ambiguida está no c... da FGV
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo