Ao tempo da Guerra Fria, nas décadas que se seguiram ao fim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836991 História
Ao tempo da Guerra Fria, nas décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) tiveram como grande adversário a União Soviética (URSS), com quem disputavam a liderança global. Nos dias de hoje, parece não haver dúvida de que os EUA têm como principal concorrente na geopolítica mundial a 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Estados Unidos e União Soviética se uniram para derrotar o nazi fascismo. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, surgiram como potências mundiais que polarizaram a arena internacional . De um lado, viam-se os Estados Unidos capitalista e liberal. De outro, a União Soviética comunista e estatista. A impossibilidade de um conflito era notória entre os dois países, uma vez que um conflito direto ocasionaria uma batalha nuclear e o fim do planeta. Dessa forma, ambos apoiaram conflitos indiretos em outros territórios. As disputas indiretas também se davam na corrida armamentista e na corrida espacial.

A função dessas disputas era demonstrar quais eram as armas para um possível conflito e qual a sua capacidade de influência. O objetivo de ambos eram aumentar a sua influência ideológica em outros países. A ideia era disputar “ qual o melhor sistema", o que lhes daria hegemonia mundial. No século XXI os Estados Unidos disputam o poderio econômico e ideológico aos moldes da Guerra Fria. As disputas se dão no campo ideológico e econômico através de uma guerra comercial, com demonstrações de poder, crescimento da economia e desenvolvimento de tecnologia. 

A) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois a China é o país que disputa com os Estados Unidos o primeiro lugar na economia mundial. A disputa entre Estados Unidos e China remonta à Guerra Fria pelo fato de ser outro país governado por uma ditadura de partido comunista, assim como foi com a URSS. 

B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a Alemanha não está em disputa geopolítica de poder com os Estados Unidos. Inclusive nos dias de hoje, Estados Unidos e Alemanha participam da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O poder da Alemanha reside na liderança da União Europeia.

C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a França não está relacionada em disputa geopolítica com os Estados Unidos. Assim como os Estados Unidos, a França também consta como membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Trabalham , então, como parceiros estratégicos nesta organização. 

D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta . A Rússia nos dias de hoje não está em disputas geopolíticas claras com os Estados Unidos. Inclusive atuam, oficialmente, na Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Na verdade os interesses da Rússia estão mais voltados para Europa Central e Ásia. 

E) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois a Inglaterra não está em disputa geopolítica como os Estados Unidos. Pelo contrário, pois desde o século XVI, Inglaterra e Estados Unidos atuam juntos na medida em que o Império Britânico veio se enfraquecendo desde a Primeira Grande Guerra. A posição da Grã-Bretanha na arena internacional depende, em grande parte , de sua associação com EUA. 


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A

A China surge como potência para rivalizar o poderio dos EUA à partir dos anos 2010. O crescimento econômico do país por si só não era o fator de rivalidade, como nas décadas anteriores. Foi o surgimento de marcas chineses no setor de tecnologia, a entrada no setor de defesa e a disputa geopolítica no mar da China que mostrou a ascensão de uma potência rival na região.

Ao mesmo tempo os chineses passaram a fazer diplomacia e acordos comerciais cada vez mais intensos na América Latina, enquanto isso os EUA focavam sua política externa no Oriente Médio, seja pela Guerra ao Terror (campanhas militares no Afeganistão e Iraque) ou por acordos comerciais de defesa com Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. O fato é que a China passou a rivalizar com os EUA em pouco tempo uma região tradicional de sua esfera de influência, a América Latina.

GAB-A

CHINA

HOJE A GUERRA ESTA EM OUTRO CENÁRIO. DISPUTA COMERCIAL, PELA ECONOMIA MUNDIAL.

QUEM NÃO TEM CERTEZA DE UMA OLHADA A GRANDE MAIORIA DAS COISAS COMPRADAS HOJE TEM: MADE IN CHINA. HOJE A DISPUTA É COMERCIAL.

QUEM ACERTOU DEIXA O LIKE.

China está dominando o mundo! Falsificados somos nós.

Vale lembrar que o 2º maior PIB mundial é da China, sendo os EUA o 1º.

Guerra comercial

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo