Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369604 Direito Sanitário
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos dispositivos da Lei n.º 10.357/2001, que estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que, direta ou indiretamente, possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

Uma empresa comercializa determinado produto químico que pode ser utilizado como insumo na elaboração de substância que causa dependência química. Nessa situação, as atividades dessa empresa devem ser fiscalizadas pelo DPF, juntamente com o Exército Brasileiro.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda o controle e fiscalização de produtos químicos que podem ser utilizados na fabricação de substâncias que causam dependência química, conforme a Lei n.º 10.357/2001. Esta legislação é fundamental para o gerenciamento e controle sanitário de substâncias que podem ser desviadas para a produção ilícita de drogas.

De acordo com a Lei n.º 10.357/2001, a fiscalização dessas substâncias cabe principalmente ao Departamento de Polícia Federal (DPF). O Exército Brasileiro não é mencionado como uma autoridade para fiscalizar empresas que comercializam produtos químicos utilizados como insumos na fabricação de substâncias ilícitas. Portanto, a assertiva está errada.

Vamos analisar o porquê:

A Lei n.º 10.357/2001 estabelece que o controle e a fiscalização de produtos químicos que podem ser utilizados na produção de entorpecentes é responsabilidade do Departamento de Polícia Federal, conforme disposto no artigo 2º da referida lei. Este artigo define claramente que é o DPF quem possui autoridade sobre tais questões, sem previsão de atuação conjunta com o Exército.

Portanto, a presença do Exército Brasileiro na fiscalização, conforme apresentado na questão, não está respaldada pela legislação. A atividade de fiscalização dos produtos químicos em questão é exclusiva ao DPF, o que torna a assertiva incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

errado - Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

Art. 1o Estão sujeitos a controle e fiscalização, na forma prevista nesta Lei, em sua fabricação, produção, armazenamento, transformação, embalagem, compra, venda, comercialização, aquisição, posse, doação, empréstimo, permuta, remessa, transporte, distribuição, importação, exportação, reexportação, cessão, reaproveitamento, reciclagem, transferência e utilização, todos os produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere 

o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

O erro está na parte "[...]  juntamente com o Exército Brasileiro".

 

Conforme o artigo 3 da referida lei, tal competência é apenas do Departamento de Polícia Federal:

Art. 3o Compete ao Departamento de Polícia Federal o controle e a fiscalização dos produtos químicos a que se refere o art. 1o desta Lei e a aplicação das sanções administrativas decorrentes.

A referida lei nem menciona o Exército em seu texto. 

Gabarito Errado

O erro está em mencionar o Exército Brasileiro.

 

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo