Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, os Munic...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O art. 29 da Constituição Federal aduz que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na CRFB e na Constituição do respectivo Estado. Assim, da mesma maneira que a Constituição Estadual estabelece a autonomia dos Estados, disciplinando questões de auto-organização, autogoverno e auto legislação, os municípios têm como estrutura normativa base e regente a Lei orgânica.
Passemos às assertivas.
A-ERRADA. O art. 29 da Constituição Federal aduz que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na CRFB e na Constituição do respectivo Estado. Assim, da mesma maneira que a Constituição Estadual estabelece a autonomia dos Estados, disciplinando questões de auto-organização, autogoverno e auto legislação, os municípios têm como estrutura normativa base e regente a Lei orgânica.
B-ERRADA. O art. 29 da Constituição Federal aduz que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na CRFB e na Constituição do respectivo Estado. Assim, da mesma maneira que a Constituição Estadual estabelece a autonomia dos Estados, disciplinando questões de auto-organização, autogoverno e auto legislação, os municípios têm como estrutura normativa base e regente a Lei orgânica.
C-ERRADA. O art. 29 da Constituição Federal aduz que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na CRFB e na Constituição do respectivo Estado. Assim, da mesma maneira que a Constituição Estadual estabelece a autonomia dos Estados, disciplinando questões de auto-organização, autogoverno e auto legislação, os municípios têm como estrutura normativa base e regente a Lei orgânica.
D-ERRADA. O art. 29 da Constituição Federal aduz que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na CRFB e na Constituição do respectivo Estado. Assim, da mesma maneira que a Constituição Estadual estabelece a autonomia dos Estados, disciplinando questões de auto-organização, autogoverno e auto legislação, os municípios têm como estrutura normativa base e regente a Lei orgânica.
E-CERTA. O art. 29 da Constituição Federal aduz que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na CRFB e na Constituição do respectivo Estado. Assim, da mesma maneira que a Constituição Estadual estabelece a autonomia dos Estados, disciplinando questões de auto-organização, autogoverno e auto legislação, os municípios têm como estrutura normativa base e regente a Lei orgânica.
Gabarito da questão: letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os municípios são regidos por lei orgânica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo