“Mas logo se evidenciou a coerência formal de um núcleo mai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153311 Educação Artística
“Mas logo se evidenciou a coerência formal de um núcleo mais reduzido. Caillebotte, Monet, Pissarro, Sisley e uma boa parte da produção de Renoir recusam o desenho que estrutura, privilegiam o gesto espontâneo e preferem pintar ao ar livre, diante do motivo, tomando como preocupação central os efeitos produzidos pelos fenômenos puramente luminosos (reflexos, transparências, fumaças, brumas) sobre os volumes. O assunto do quadro tinha pouca importância: o organizador do catálogo da exposição de 1874 desconsola-se ao receber a lista dos títulos de Monet: eram Entrada de aldeia, Saída de aldeia, Tarde na aldeia, Manhã na aldeia, Marinha, a não mais acabar. E quando ele pinta sua série de Freixos, de Montes de feno, ou a catedral de Ruão ao meio-dia ou no crepúsculo, mostra bem que seu interesse reside não na representação das árvores, do feno ou da catedral, mas nas variações de efeitos luminosos sobre esses volumes, que funcionam essencialmente como suportes.”
(Jorge Coli. O que é Arte, p. 32-33. Adaptado)

O trecho de Coli descreve as características visuais do movimento

Alternativas