O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q314719 Administração Geral
Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.
O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado.

No contexto de planejamento empresarial, a questão aborda um aspecto específico do planejamento estratégico, que é a decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, mencionando a escola do design. Para compreender a questão, é essencial ter conhecimento sobre as diferentes escolas de pensamento no planejamento estratégico.

A escola do design é uma das primeiras perspectivas sobre formação de estratégia, e enfatiza a concepção de estratégias de forma única e coesa, como se fossem um processo de design feito por um líder ou uma equipe de alto nível. Esta escola se concentra na análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou, em português, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), na qual as forças e fraquezas internas da organização são comparadas com as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Entretanto, a decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do negócio, está mais associada a escola do planejamento. Esta escola enfatiza o processo formal de planejamento estratégico, com a utilização de ferramentas analíticas, como a análise de portfólio BCG (Boston Consulting Group) ou a matriz GE/McKinsey. A escola do planejamento busca criar estratégias a partir de um processo formal e analítico, com foco em programação, orçamento e procedimentos operacionais detalhados.

Portanto, a afirmação está errada porque atribui incorretamente a decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, e a definição do nível de rentabilidade e risco, à escola do design, quando, de fato, essas são preocupações mais alinhadas com a escola do planejamento.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA

Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.

Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/


A ESCOLA DO DESIGN

Esta escola surgiu nos anos 60 abrindo espaço para o desenvolvimento das demais escolas de natureza prescritiva e é considerada como a mais influente no processo de formulação de estratégia. Seu modelo é baseado em avaliações das situações internas e externa da organização. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000, p. 28), "em sua versão mais simples, a escola do design propõe um modelo de formulação de estratégia que busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas".

Neste sentido são evidenciados, para esta escola, os pontos fortes e fracos e as variáveis ambientais, apresentando a noção de SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) - Avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos da organização à luz das oportunidades e ameaças em seu ambiente, que permitem, através de uma avaliação cruzada, a percepção da situação a ser encarrada para a elaboração da estratégia. As estratégias nesta escola devem servir para reduzir ameaças e aproveitar oportunidades em relação à avaliação externa, e em relação à avaliação interna aproveitar-se dos pontos fortes, buscando também reduzir os pontos fracos.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/administracao-estrategica-escola-design/16071

Paz de Cristo.

Gabarito: Errado

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

Parte 1 - Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg

As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:

Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;

Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;

Escola Configurativa: Escola da Configuração.

* Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização.

* Escola de Planejamento: a formação da estratégia é vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas, planos. É feito um estudo formal para "pensar a estratégia". Deriva da escola de Design, mas é mais elaborada, com planos mais complexos e controles específicos.

* Escola de Posicionamento: a formação de estratégia é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias.

* Escola Empreendedora: a formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.

* Escola Cognitiva: a formação de estratégia é vista como um processo mental. É o estudo de como os indivíduos processam as informações vindas do ambiente e formulam uma estratégia na mente, a fim de categorizar o processo em mapas, modelos, conceitos e esquemas. Assim, o mundo visto pode ser modelado, emoldurado e construído.

* Escola de Aprendizado: a formação da estratégia é vista como um processo emergente, que procede do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação. A estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. O papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem surgir.

Gabarito: Errado

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

Parte 2 - Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg

As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:

Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;

Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;

Escola Configurativa: Escola da Configuração.

* Escola do Poder: a formação da estratégia é vista como um processo de negociação, utilizando a influência do poder e da política. É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). A dimensão política pode ter um papel positivo na organização, pois possibilita mudanças necessárias bloqueadas pelas formas mais estabelecidas e legítimas de influência. 

Escola Cultural: a formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. A estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.

 * Escola Ambiental: a formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outras diretamente; em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação. 

* Escola da Configuração: A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.

O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design. Resposta: Errado.

Comentário: nessa escola o executivo mais graduado elabora e define o planejamento estratégico da organização com base na sua intuição e de maneira informal. Portanto, o nível de rentabilidade (ambiente interno) e o nível de risco (ambiente externo) não poderá ser definido pelo gestor, uma vez que nessa escola esses ambientes se ajustam.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo