Determinado político foi convidado a participar ao vivo de u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q619142 Jornalismo
Determinado político foi convidado a participar ao vivo de um programa de auditório num canal aberto de televisão. O apresentador conduziu a entrevista e optou pelo viés do entretenimento: a participação do político era entremeada com apresentações de grupos musicais, piadas e análise da conjuntura política e econômica do país. Desse modo, é correto afirmar que a política convertida em espetáculo acarreta a manutenção do status quo, uma vez que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com foco em assessoria de comunicação no jornalismo, tratando especialmente da transformação da política em espetáculo na mídia.

Alternativa Correta: B - o enquadramento de assuntos em linguagem de mídia de massa promove a distração do público;

Justificativa: A alternativa B está correta porque descreve como a política, quando apresentada em um formato de entretenimento, pode desviar a atenção do público das questões mais sérias e importantes. Esse tipo de programação transforma a política em um espetáculo, promovendo mais a distração do que a análise crítica dos temas abordados. Isso mantém o status quo ao não desafiar o público a pensar criticamente ou exigir mudanças.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A afirmação de que a outorga de um canal de televisão envolve veicular propaganda partidária disfarçada de entretenimento é incorreta na questão do status quo. O enunciado foca em como o espetáculo distrai o público, não em outorgas de canais ou propaganda partidária.

C - A ideia de que "os aparelhos ideológicos de Estado são instrumentos para o exercício pleno da democracia" se refere a uma visão de que mídia e ideologia contribuem para a democracia, o que não se alinha ao conceito de status quo abordado na questão, que é sobre distração e não pleno exercício democrático.

D - A afirmação sobre o marketing eleitoral transformando políticos em celebridades se relaciona com a cultura de celebridades, mas não diretamente com a manutenção do status quo pela distração através de mídia de massa, como o enunciado sugere.

E - A alternativa que menciona "aparelhos repressivos de Estado" está incorreta porque a questão se concentra na distração e entretenimento, e não em repressão direta ou estratégias de dominação explícitas.

Conclusão: A questão aborda como a política apresentada como entretenimento pode entreter e distrair o público, em vez de fomentar a consciência crítica e a mudança social, mantendo assim o status quo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B foi o que melhor vestiu a pergunta

 

Determinado político foi convidado a participar ao vivo de um programa de auditório num canal aberto de televisão. O apresentador conduziu a entrevista e optou pelo viés do entretenimento: a participação do político era entremeada com apresentações de grupos musicais, piadas e análise da conjuntura política e econômica do país. Desse modo, é correto afirmar que a política convertida em espetáculo acarreta a manutenção do status quo, uma vez que: 

o enquadramento de assuntos em linguagem de mídia de massa promove a distração do público; 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo