Danos irreparáveis à imagem de pessoas ou instituições podem...
A partir das considerações acima, é correto inferir que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender e resolver a questão, é essencial conhecer o conceito de jornalismo sensacionalista e a forma como ele pode impactar a ética jornalística e a percepção pública. O texto de apoio destaca práticas antiéticas, como a falta de rigor na apuração de fatos e o uso de informações fora de contexto, que são características de um jornalismo mais voltado à espetacularização do que à verdade.
A alternativa correta é a C: "o marketing da notícia assegurou às empresas jornalísticas ganhos na circulação e/ou audiência ao valorizar o enquadramento da notícia espetacularizada."
Justificativa: A opção C reflete a ideia central do texto de apoio, que descreve como o jornalismo sensacionalista pode aumentar a circulação e audiência ao transformar notícias em produtos de consumo mais atrativos por meio da espetacularização. Essa prática pode ser vista como uma estratégia de marketing para garantir mais visualização e, consequentemente, retorno financeiro.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
A - "Liberdade de expressão e liberdade de imprensa são álibis para a prática do jornalismo denunciatório de viés sensacionalista."
Esta opção sugere que a liberdade de expressão é usada para justificar práticas antiéticas, mas o texto não menciona isso diretamente. A questão central não é sobre usar essas liberdades como justificativas, mas sobre o efeito do marketing na prática jornalística.
B - "A concorrência acirrada entre as empresas jornalísticas e a necessidade de diferenciar-se justificam o modelo jornalístico voltado para novos padrões de consumo."
Embora a concorrência possa influenciar práticas jornalísticas, o texto de apoio enfoca a falta de ética e não menciona diretamente a concorrência como justificativa.
D - "Esse padrão noticioso atende à lógica da inclusão social proporcionada pela distribuição de renda e formação de uma nova classe média."
Essa opção sugere uma relação entre o padrão noticioso e questões socioeconômicas, o que não é mencionado ou inferido pelo texto de apoio.
E - "O modelo paradigmático de jornalismo, de acordo com a lógica de mercado de consumo, é oferecer um produto popular, com destacada qualidade técnica e excelente retorno financeiro."
Embora mencione a lógica de mercado, a opção E foca em qualidade técnica e retorno financeiro, o que não é o foco do texto de apoio. O texto critica a falta de rigor e qualidade ética, não avaliando a qualidade técnica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A letra "A" é "mais honesta". E dizer que "assegurou", conforme afirma a letra "B", é forçado.
Fiquei em dúvida entre A e B. Marquei a primeira. Acho que caberia recurso (só acho, haha!)
O erro da alternativa A é afirmar que são "alibis", o que validaria a prática do jornalismo marrom. Para a alternativa ser correta teria que ser conforme abaixo:
"liberdade de expressão e liberdade de imprensa são (considerados como álibis por certos veículos de comunicação) para a prática do jornalismo denunciatório de viés sensacionalista;"
A segunda definição de Alibí, segundo o dicionário, é "justificação ou escusa aceitável".
Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo