O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447107 Enfermagem
O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. NÃO é considerada uma proibição à enfermagem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Recusar executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa.

A questão aborda o comportamento ético do profissional de Enfermagem, destacando a importância da consciência individual e coletiva, bem como do compromisso social e profissional no exercício de suas funções. É crucial que o enfermeiro conheça as proibições e permissões de sua prática para garantir a segurança e a ética no cuidado ao paciente.

A - Provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação.

Essa alternativa está incorreta. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em seu artigo 29, proíbe expressamente que o enfermeiro provoque aborto ou coopere em práticas destinadas a interromper a gestação, exceto nos casos previstos em lei.

B - Recusar executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa.

Essa alternativa está correta. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o enfermeiro tem o direito e o dever de recusar executar prescrições que comprometam a segurança da pessoa. Essa é uma medida de proteção tanto para o paciente quanto para o próprio profissional, garantindo que ele não participe de ações que possam causar danos.

C - Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos.

Essa alternativa está incorreta. Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos é terminantemente proibido pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O enfermeiro deve ter total conhecimento sobre os medicamentos que administra para evitar danos aos pacientes.

D - Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.

Essa alternativa está incorreta. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem proíbe a execução ou participação na assistência à saúde sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, exceto em situações de iminente risco de morte, onde a atuação imediata do enfermeiro pode ser crucial para salvar vidas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão pede para identificar qual das alternativas listadas NÃO é considerada uma proibição no âmbito da ética em enfermagem. A alternativa A é claramente uma proibição, pois provocar aborto ou cooperar em tal prática vai contra os códigos de ética da maioria das profissões de saúde, incluindo a enfermagem, a menos que seja em circunstâncias permitidas por lei. A alternativa C também é uma proibição, pois administrar medicamentos sem conhecimento adequado sobre eles implica em negligência e pode causar dano ao paciente. A alternativa D proíbe a execução de atos de assistência à saúde sem consentimento, a não ser em casos de risco de morte iminente, onde a omissão de socorro poderia resultar em dano maior. A alternativa B, que é a resposta correta, afirma que o profissional de enfermagem tem o direito de recusar a execução de prescrições que comprometam a segurança da pessoa. Esta é uma prática ética que protege tanto o paciente quanto o profissional. O enfermeiro tem a responsabilidade de assegurar que as ações de saúde não causem dano ao paciente, e isto inclui a recusa em cumprir ordens que possam ser prejudiciais. Ou seja, essa alternativa reflete um comportamento ético esperado do profissional de enfermagem, logo, não é uma proibição, mas sim um direito e uma responsabilidade ética.

B Recusar executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo