Assinale a alternativa que contém um exemplo de prevenção d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP - 2018 - PC-BA - Delegado de Polícia |
Q886429 Criminologia
Assinale a alternativa que contém um exemplo de prevenção de infrações penais preponderantemente primária.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.: E

 

A prevenção pode ser primária, secundária ou terciária. Resumidamente, tem-se o seguinte:

 

Primária: Ataca a raiz do conflito (educação, emprego, moradia, segurança etc.)...usa instrumentos com resultados  de médio e longo prazo. Ex.: Construção e desenvolvimento de hospitais.

 

Secundária: atua de maneira seletiva em determinada localidade para evitar ou reprimir práticas delituosas. Ex.: UPPs no Rio de Janeiro.

 

Terciária: Atua diretamente sobre o infrator penal, esteja preso, esteja ele na condição de egresso carcerário (já cumpriu a pena) visando à sua reinserção social e à não ocorrência de reincidência. Ex.: Laborterapia.

 

A par disso, vamos lá identificar o tipo de prevenção previsto nos exemplos de cada alternativa.

 

A - Secundária

 

B - Terciária

 

C - Secundária

 

D - Secundária

 

E - Primária

 

 

 

Fortuna Audaces Sequitur: A sorte acompanha os audazes.

Gab. E

Essa questão exige o conhecimento acerca dos três níveis de prevenção: prevenção primária, secundária e terciária.

Por prevenção primária, entende-se a adoção de medidas de médio e longo prazo, as quais atingem a raiz do conflito criminal, como, por exemplo, os investimentos em educação, saúde, trabalho, lazer, bem-estar social, etc.

Na prevenção secundária, o foco são os locais onde o crime se manifesta e se exterioriza, nas chamadas “zonas quentes de criminalidade”.

Por derradeiro, a prevenção terciária tem como destinatário específico o preso, objetivando sua ressocialização e, consequentemente, evitando a reincidência.

 .................................................................................................................................

A alternativa que traduz um exemplo de prevenção primária é a letra E. A alternativa A poderia confundir o candidato, mas, na verdade, aborda a prevenção secundária (o examinador menciona que a medida é adotada em comunidade com altos índices de criminalidade).

.................................................................................................................................

A - Secundária

B - Terciária

C - Secundária

D - Secundária

E - Primária

Bons estudos!

Prevenção primária.

A prevenção primária é orientada a atuar sobre a raiz do conflito criminal para neutralizá-lo antes que o problema se manifeste. Trabalha sobre os aspectos necessários para a resolução das carências criminógenas; educação, socialização, casa, trabalho, bem estar social e qualidade de vida são os elementos imprescindíveis para o sucesso da prevenção primária. Aplicando estratégias de política social, econômica, cultura etc. Fazendo com que os cidadãos tenha suporte para superar os conflitos. Operando a médio e longo prazo, mas possuindo um caráter difuso.

2. Prevenção secundária.

A prevenção secundária, atua a posteriori em comparação a prevenção primária. Seu foco esta em identificar onde o conflito se manifesta ou se exterioriza. Alinhada com a política legislativa penal, a prevenção secundária se conduz a seletivos e concretos setores da sociedade, como grupos ou facções com maior risco de padecer ou titularizar o problema criminal. Incindindo a curto ou médio prazo, visa programas de prevenção policial, de controle de meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização de desenho arquitetônico como ferramentas de autoproteção, desenvolvidos em zonas menos abastadas.

3. Prevenção terciária.

Já na prevenção terciária o seu receptor é facilmente identificado, sendo o preso condenado; e a sua finalidade bem delineada, sendo evitar a reincidência. Diante das demais espécies de prevenção, esta é a que claramente esta acobertada com o caráter punitivo. Adotando programas de ressocialização e reinserção, esta etiologicamente, cronologicamente e espacialmente longe das raízes do embate criminal.

https://delsonbrionas.jusbrasil.com.br/artigos/371608835/da-prevencao-criminologica

ÔÔÔÔ LOCO! A letra "E" eu descartei de cara, visto que nunca fui assaltado por um recém-nascido. Inocente heim!

Agora, falando sério! Concordo que a prevenção deve começar bem cedo, desde o pré-natal. Porém, de nada adianta parar no pós-natal. Uma política de prevenção primária deve estender pela infância e adolescência, com incentivo à cultura, esporte, lazer, educação... não como descrito na alternativa.

Gabarito: E

 Dica que vi em um comentário aqui no QC: 

Prevenção:

  • Primária: o incêndio não ocorreu ainda. Ex: letra E (Melhoria de atendimento pré e pós-natal a todas as gestantes de uma determinada cidade com a finalidade de reduzir os índices criminais no município.)
  • Secundária: o incêndio está ocorrendo. Ex: letra A (Construção de uma praça com equipamentos de lazer em uma comunidade com altos índices de criminalidade e de vulnerabilidade social com o fim de evitar que jovens daquele local, em especial em situação de risco, envolvam-se com a criminalidade.)
  • Terceária: o incêndio já ocorreu. Ex: letra B (Projeto Começar de Novo, que visa devolver aos cumpridores de pena e egressos a autoestima e a cidadania suprimidas com a privação de sua liberdade, por meio de ações de caráter preventivo, educativo e ressocializador, atuando, assim, na humanização, a fim de que referido público valorize a liberdade e passe a fazer escolhas melhores em sua vida, evitando o retorno ao cárcere.)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo