A conduta ética do servidor público não é apenas uma questã...
(Disponível em: https://curtlink.com/uDq5rYh. Adaptado.)
A respeito do aspecto essencial da conduta ética do servidor público, assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão aborda a conduta ética do servidor público. Para resolver a questão, é necessário compreender que a ética na administração pública não se limita apenas ao cumprimento das normas, mas também envolve a motivação e o comprometimento interno do servidor ao realizar suas funções. Este conceito está relacionado às ideias de ética e moral, onde a moral diz respeito às regras estabelecidas e a ética envolve a reflexão sobre essas regras e a intenção por trás das ações.
Alternativa correta: B - "A orientação interna que o servidor dá a suas ações inclui a motivação, o esmero e o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou fazer mais do que a função lhe prescreve."
Essa alternativa é a correta porque destaca que a orientação interna do servidor público, que engloba aspectos como motivação e dedicação, é fundamental para uma conduta ética. O texto de apoio enfatiza que a ética vai além do simples cumprimento das normas externas, envolvendo a escolha consciente e o comprometimento com a qualidade do serviço prestado.
Análise das alternativas incorretas:
A - "A simples observância das normas externas regem a função do servidor, independentemente de sua motivação, esmero ou dedicação." Esta alternativa é incorreta porque limita a ética ao cumprimento das normas, sem considerar a importância da orientação interna e do comprometimento pessoal.
C - "A falta de regras claras de conduta pode ajudar o servidor a desenvolver sua própria orientação interna e realizar seu trabalho de forma mais eficiente." Esta alternativa é incorreta porque a ausência de regras claras não contribui para a eficiência ou desenvolvimento ético; pelo contrário, regras bem definidas são essenciais para orientar a conduta.
D - "A escolha inconsciente do agente público encontra-se relacionada à sua conduta, que não pode ser submetida a julgamento ético." Esta alternativa é incorreta porque a conduta ética é baseada em escolhas conscientes e pode, sim, ser julgada do ponto de vista ético.
E - "O conhecimento aprofundado das regras e procedimentos indica o quê e como fazer, independentemente da orientação interna do servidor em relação a suas ações." Esta alternativa é incorreta porque ignora a importância da motivação e da dedicação pessoal, que são cruciais para a aplicação ética das regras.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Conduta Moral
A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve.
Há certos aspectos do serviço público que não se medem pelo simples cumprimento exterior das normas, mas pela qualidade com que as regras são observadas. Quantas vezes nossas leis são cumpridas “na letra”, mas não no seu “espírito”? A conduta, portanto, leva em conta a escolha consciente do agente.
Essa escolha consciente não estará livre do julgamento ético. Mesmo assim, é muito bom que se fale em regras de conduta. Por quê?
• Para ajudar o servidor a desenvolver sua própria orientação interna, dando-lhe segurança e estímulo para a sua atuação profissional.
• Para ajudá-lo a alcançar o domínio dos modos de realizar ou construir algo. Esse domínio implica a familiaridade com as regras ou procedimentos que indicam o quê e como fazer.
Porém, não se trata de qualquer regra ou procedimento. Na verdade, devemos estar atentos a dois tipos diferentes de regras de conduta. Regras Imperativas e Regras Construtivas
Fonte: ENAP, Ética e Serviço Público, Módulo 3 A Conduta no Serviço Público, Pag. 6.
A escolha consciente isenta o agente da ética ? Essa pergunta é verdadeira ou falsa ? Poderia me ajudar por favor
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo