Na Redação oficial, de acordo com o Manual de Redação da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685907 Redação Oficial
Na Redação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018) em vigor, pode-se afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre o uso dos pronomes de tratamento na redação oficial.

a) De acordo com o Manual de Redação em vigor, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.), em comunicações oficiais. Portanto, esta alternativa está incorreta.

b) Conforme é sabido, o emprego do pronome de tratamento em documentos oficiais é variável, pois ele deve ser usado de acordo com a função e o cargo que o destinatário ocupa. Assim, esta alternativa está incorreta.

c) De acordo com o Manual de Redação, na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor. Desse modo, inferimos que esta alternativa está correta.

d) O Manual de Redação explica que, para se comunicar diretamente com o receptor, os pronomes que devem ser utilizados é Vossa Excelência ou Vossa Senhoria. Portanto, esta alternativa está incorreta.

e) Vossa Magnificência, Vossa Santidade, Vossa Eminência/Vossa Eminência Reverendíssima e Vossa Excelência Reverendíssima já são as formas de tratamento empregadas para religiosos. Portanto, não há nenhuma tratamento a ser usado mediante as tais formas, conforme afirma o item. Assim, esta alternativa é incorreta.

Gabarito da professora: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

4.4 Vocativo

O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.

Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.

Exemplos:

Senhora Beneficiária,

Senhor Contribuinte,

Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

Exemplos:

Senhora [Nome],

Prezado Senhor,

FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.

A meu ver cabe recurso, uma vez que o vocativo é formado por: Senhor(a) + cargo. Ex.: Senhor Ministro.

Everton, a questão se referiu a um PARTICULAR. Não há cargo.

Sendo o destinatário da correspondência oficial um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular.

O pronome de tratamento é invariável em documentos oficiais, mantendo-se um mesmo padrão estabelecido em todos órgãos públicos.

O erro da letra B é dizer "TODOS órgaos públicos", tendo em vista que não se aplica agentes públicos federais eAGENTES PÚBLICOS DO Poder Judiciário, Legislativo, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Ministério Público, ou outros entes federativos, na hipótese de exigência de tratamento especial pela outra parte, com base em norma aplicável ao órgão ou ocupantes do cargo.

Seria isso?

O erro da letra B é dizer que o pronome de tratamento é invariável em documentos oficiais.

"Ao Senhor"

"À Senhora"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo