Figura emblemática da diplomacia brasileira, Rio Branco veio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q28964 História
Com o advento da República, a política externa
brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com
os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o
novo regime político do Brasil. Isso não significou que
houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa,
especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das
relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se,
com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas
bases de uma identidade continental, que garantiria um
alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com
pequenas alterações, até o presente.

Maria Lígia Prado. Davi e Golias: as relações entre Brasil e Estados Unidos no século XX.
In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000)
- a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 326 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
a inserção internacional do Brasil ao longo do período
republicano, julgue os itens subseqüentes.
Figura emblemática da diplomacia brasileira, Rio Branco veio do Império para se agigantar como estadista nas primeiras décadas republicanas. À frente do Itamaraty por dez anos, teve papel preponderante na resolução de problemas de fronteira e, no que concerne à intenção de consolidar uma identidade continental para o país, vislumbrou a crescente importância que teriam os EUA no cenário mundial.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Certo

A figura de Rio Branco é reconhecida como uma das mais influentes na história da diplomacia brasileira, especialmente no período de transição entre o Império e a República. A sua atuação como Ministro das Relações Exteriores durante dez anos foi fundamental para a definição de fronteiras do Brasil, bem como para estabelecer a orientação de uma política externa que buscava consolidar a identidade do país no contexto continental.

A aproximação estratégica com os Estados Unidos foi uma decisão perspicaz, pois Rio Branco antecipou a ascensão americana no cenário internacional. Esta aproximação não excluiu as relações com a Europa, em especial com a Grã-Bretanha, contudo, o alinhamento com os EUA se tornou uma característica marcante da política externa brasileira, mantida até os dias de hoje, com algumas nuances.

Portanto, ao afirmar que Rio Branco teve um papel preponderante na resolução de problemas de fronteira e na consolidação de uma identidade continental que compreendia a importância crescente dos EUA, estamos diante de uma avaliação precisa sobre a sua contribuição para a diplomacia e a política externa do Brasil republicano.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto. O mesmo chefiou o Ministério das Relações Exteriores,de 3 de dezembro de 1902 até sua morte,em 1912.Naturalmente se o Rio Branco não havia vislumbrado anteriormente,ainda no Império ou primeiros anos do Brasil Republicano,a "crescente importância que teriam os EUA no cenário mundial",na Questão do Acre, quando a Bolívia tentava arrendar uma parte do seu território a um consórcio empresarial anglo-americano,o mesmo teve provas suficientes de que aquele seria um fato que dominaria o cenário da política internacional do século XX.
Gabarito Certo Barão de Rio Branco, ajudou na questão do Território do Acre - 1903 O atual estado do Acre era reivindicado por Brasil e Bolívia. Vários brasileiros estavam na região trabalhando nos seringais quando a Bolívia arrenda as terras a uma companhia americana. Diante das insurreições e revoltas, o governo brasileiro decide intervir. O barão do Rio Branco alega o princípio do “uti possidetis” que define que o território é de quem o ocupava.

Figura emblemática da diplomacia brasileira, Rio Branco veio do Império para se agigantar como estadista nas primeiras décadas republicanas. À frente do Itamaraty por dez anos, teve papel preponderante na resolução de problemas de fronteira e, no que concerne à intenção de consolidar uma identidade continental para o país, vislumbrou a crescente importância que teriam os EUA no cenário mundial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo