Considerando as regras do Código Tributário Nacional sobre ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.
§ 1º O pagamento antecipado pelo obrigado nos termos deste artigo extingue o crédito, sob condição resolutória da ulterior homologação ao lançamento.
[letra D] § 2º Não influem sobre a obrigação tributária quaisquer atos anteriores à homologação, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando à extinção total ou parcial do crédito;
§ 3º Os atos a que se refere o parágrafo anterior serão, porém, considerados na apuração do saldo porventura devido e, sendo o caso, na imposição de penalidade, ou sua graduação.
[letra C] § 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação
Porque a letra B está incorreta?
Pessoal, a letra B está errada porque não é o ato do contribuinte/ responsável que opera o lançamento, mas sim a homologação (expressa ou tácita). Lembram que lançamento é ato privativo da autoridade administrativa?
Nessa questão é necessário atenção, sutilmente o examinador mudou as palavras do CTN. Quem opera é a autoridade fazendária e não o contribuinte. Art. 150 do CTN
SOBRE A LETRA E- § 1º A retificação da declaração por iniciativa do próprio declarante, quando vise a reduzir ou a excluir tributo, só é admissível mediante comprovação do erro em que se funde, e antes de notificado o lançamento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo