Reação Adversa à Medicamento (RAM) é definida como qualquer ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q396031 Farmácia
Reação Adversa à Medicamento (RAM) é definida como qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico e tratamento de enfermidades. NÃO é exemplo de reação adversa do tipo “A” ou “reação dose dependente”:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D, pois essa reação é independente da dose 

As reações do tipo A resultam de uma ação ou de um efeito farmacológico exagerado e dependem da dose empregada, depois da administração de um medicamento em dose terapêutica habitual.

As reações do tipo B caracterizam-se por serem totalmente inesperadas em relação às propriedades farmacológicas do medicamento administrado, e são incomuns, independentes de dose, ocorrendo apenas em indivíduos Susceptíveis e sendo observadas frequentemente nopós-registro. Englobam as reações de hipersensibilidade, idiossincrasia, intolerância e aquelas decorrentes de alterações na formulação farmacêutica.

Esta classificação tem sido gradualmente estendida e denominada por outras letras do alfabeto, incluindo tipo C (reações dependentes de dose e tempo), D (reações tardias), E (síndromes de retirada), e tipo F (reações que produzem falhas terapêuticas)5.

Hipertermia maligna pelos anestésicos independe da dose, pois se trata de uma síndrome de origem genética (liberação aumentada de cálcio no músculo). O que o anestésico faz, independente da dose, e desencadear a hipertemia maligna no indivíduo susceptível. Já as outras reações citadas ocorrem pela alta dosagem na adm do medicamento.

 

GABARITO (D)

Reação A= Aumento de dose, depende da dose empregada

Reação B= Bizarro, não se sabe ao certo o que causou a reação, não depende da dose

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo