Sobre a Revolta de Juazeiro ou Sedição de Juazeiro, assinale...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Revolta de Juazeiro, também conhecida como Sedição de Juazeiro, foi um movimento que se destacou pelo seu aspecto messiânico. Este caráter foi fortemente influenciado pelas crenças religiosas da população local, que via na figura de Padre Cícero tanto uma liderança espiritual quanto política. Os seguidores de Padre Cícero acreditavam estar engajados em uma espécie de "guerra santa", lutando por uma causa maior sob a orientação de seu líder.
A revolta não foi simplesmente um confronto armado, mas também um episódio que demonstra a intersecção entre fé e política, comum no Brasil daquela época. Aconteceu durante a Primeira República, um período histórico marcado pelo comando das oligarquias regionais, que exerciam grande influência sobre os destinos políticos do país.
No entanto, é importante ressaltar que, ao contrário do que algumas alternativas podem sugerir, a política das salvações do presidente Campos Sales não foi uma causa direta do movimento, e a liderança de Antônio Pinto Nogueira Accioly não foi a mais significativa na Revolta de Juazeiro.
Portanto, a alternativa correta e que melhor representa o contexto e as causas da Revolta de Juazeiro é a que destaca o papel central de Padre Cícero e o aspecto messiânico atribuído ao movimento pela população local.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os coronéis do sertão do Ceará estavam descontentes com a interferência do governo federal na política do estado. Através da política salvacionista, o presidente Hermes da Fonseca interveio no governo cearense para diminuir o poder das oligarquias locais (coronéis). A intervenção tirou do poder a família Acyoli (tradicional e poderosa família da época).
O fanatismo religioso, o descontentamento e a situação de miséria da população pobre favoreceram a participação dos sertanejos no conflito. Sob a orientação e liderança do padre Cícero, acreditavam estar participando de uma espécie de "guerra santa" contra as forças do mal, representadas pelo governo federal.
O grande lance foi sacar que o presidente não era o Campos Sales (1898-1902), era o Hermes da Fonseca (1910 - 1914)
Resposta correta: Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo