Em seu texto “Questão social, família e juventude: desafios ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: TJ-PR Órgão: TJ-PR Prova: TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Assistente Social |
Q620164 Serviço Social
Em seu texto “Questão social, família e juventude: desafios do trabalho do assistente social na área sociojurídica”, Iamamoto (2010) aborda algumas particularidades do trabalho profissional junto a crianças e adolescentes no Poder Judiciário. A respeito desse texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Existe forte presença do tradicionalismo do Serviço Social, verificando-se o predomínio do modelo do “Serviço Social de Casos”, que induz uma atuação profissional com vistas à adaptação ou integração à ordem social.
2. No Poder Judiciário, os assistentes sociais trabalham com situações-limite, que condensam a radicalidade das expressões da questão social, pois a busca da proteção judicial ocorre quando os demais recursos foram exauridos.
3. A atitude investigativa e a pesquisa fazem parte do trabalho do assistente social, o que supõe realizar uma “fotografia descritiva” da realidade que se pretende alterar, focada nas situações vividas em nível individual e/ou familiar.
4. O assistente social no Poder Judiciário dispõe de uma dimensão prático-interventiva junto aos sujeitos de direitos, podendo operar a elaboração e/ou implementação de políticas sociais, em parceria com o Poder Executivo.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A, ou seja, somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. Vamos entender o porquê com base nos conceitos abordados por Iamamoto e na prática do Serviço Social.

A afirmativa 1 destaca a presença do tradicionalismo no Serviço Social, com foco no modelo do “Serviço Social de Casos”, que visa a adaptação ou integração à ordem social. Isso reflete uma abordagem mais conservadora que, apesar das críticas e da evolução da profissão, ainda pode ser observada em algumas práticas profissionais. Nesse modelo, o trabalho é muitas vezes individualizado, sem a necessária articulação com os macro aspectos sociais que influenciam as condições de vida dos sujeitos.

A afirmativa 2 corresponde à realidade de que os assistentes sociais no Poder Judiciário enfrentam situações extremas, que são expressões agudas da questão social. Frequentemente, esses profissionais atuam quando outras instâncias de proteção falharam ou se esgotaram, ficando evidente a dimensão crítica dos casos atendidos.

Em relação à afirmativa 3, a caracterização do trabalho do assistente social como sendo uma "fotografia descritiva" é uma interpretação equivocada. O trabalho do assistente social é muito mais complexo e deve envolver análise crítica e propositiva, indo além de uma mera descrição da realidade. A pesquisa e atitude investigativa são fundamentais, mas com o objetivo de compreender e transformar as estruturas sociais que perpetuam as desigualdades e violações de direitos.

Quanto à afirmativa 4, embora o assistente social tenha uma dimensão prático-interventiva e possa contribuir para a formulação e implementação de políticas sociais, essa atuação não se faz diretamente a partir do Poder Judiciário, pois essa é uma competência do Poder Executivo. A atuação em parceria pode ocorrer, mas o Poder Judiciário não tem como função primária a elaboração ou implementação de políticas sociais.

Portanto, a compreensão correta das funções e do papel do assistente social no Poder Judiciário é essencial para responder a essa questão, e as afirmativas 1 e 2 são as que melhor refletem as particularidades desse trabalho conforme discutido por Iamamoto.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1. Existe forte presença do tradicionalismo do Serviço Social, verificando-se o predomínio do modelo do “Serviço Social de Casos”, que induz uma atuação profissional com vistas à adaptação ou integração à ordem social.

2. No Poder Judiciário, os assistentes sociais trabalham com situações-limite, que condensam a radicalidade das expressões da questão social, pois a busca da proteção judicial ocorre quando os demais recursos foram exauridos. 

Quem puder compartilhar esse texto, ficaria imensamente agradecida! Procuro ele e não acho de jeito nenhum!

No Poder Judiciário, os assistentes sociais trabalham com situações-limite, que condensam a radicalidade das expressões da questão social, pois a busca da proteção judicial ocorre quando os demais recursos foram exauridos.

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11514/11514_5.PDF

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo