A integração regional de economias tem contribuído para uma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão aborda a integração regional de economias e os diferentes níveis de blocos econômicos. Para resolvê-la, é necessário entender as características de cada tipo de bloco econômico e os exemplos correspondentes.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa B está INCORRETA. A ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) não é um mercado comum. A ASEAN é uma organização regional que promove a cooperação e facilita a integração econômica entre seus membros, mas não chega ao nível de integração de um mercado comum, que envolve a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas, além de políticas tarifárias comuns.
Justificativa das alternativas incorretas:
A: Está correta. Uma zona de livre comércio se refere a uma região onde as barreiras tarifárias sobre a circulação de mercadorias são eliminadas. Um exemplo disso é o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).
C: Está correta. A União Europeia (UE) busca o desenvolvimento socioeconômico dos países membros, promovendo o progresso de seus povos e também das nações vizinhas. A UE é um exemplo avançado de integração econômica e política.
D: Está correta. A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1989 com o objetivo de transformar a região do Pacífico em uma área de livre comércio, promovendo a cooperação econômica entre os países membros.
E: Está correta. O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado em 1991, sendo articulado principalmente pelo Brasil. O bloco visa promover a integração econômica e comercial entre os países membros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta C: A União Europeia surgiu como uma ideia após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a paz e o desenvolvimento econômico na região.
Um mercado comum é a união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (pessoas, serviços e capitais).
Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
União aduaneira é uma área de livre-comércio com uma tarifa externa comum (TEC), ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum.
Uma união econômica e monetária ou união econômica e monetária é um mercado comum dotado de uma moeda única.
Zona de preferências tarifárias: é um passo inicial de integração entre os países, de forma que esses adotam apenas algumas tarifas preferenciais envolvendo alguns produtos, tornando-os mais baratos em relação a países não participantes do bloco. Exemplo: ALADI (Associação Latino-Americana de Integração).
Gabarito C.
Objetivos da União Europeia
· Promover a unidade política e econômica da Europa;
· Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
· Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
· Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
· Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
· Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
A união europeia busca o desenvolvimento das economias de países membros, com vistas ao progresso socioeconômico de seu povo e de nações vizinhas.
gabarito letra C
|Na minha opinião o gabarito é a letra B pois a questão pede a resposta incorreta e o ASEAN não é um mercado comum!
O objetivo central da criação da ASEAN é o estreitamento dos laços entre os países membros visando sobretudo, o desenvolvimento econômico, social, cultural da região.
De tal modo, a ASEAN promove a união entre os países, estabilizando o campo político e econômico dos envolvidos, a partir do fomento da competitividade e produção de produtos dos países aderentes.
Para tanto, o bloco focou no desenvolvimento do comércio e na intensificação das trocas comerciais entre os países integrantes, a partir da diminuição de tarifas alfandegárias e a criação da zona de livre comércio, em 1992.
Asean não é um mercado comum
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo