Dados os gráficos acima com os mapas de isoquantas, Q repres...

Dados os gráficos acima com os mapas de isoquantas, Q representa as quantidades de produção a longo prazo, K é o fator capital e L o fator trabalho. Neste contexto, leia atentamente as informações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O primeiro gráfico apresenta umaumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são constantes, ou seja, graficamente, isso demonstra que a produção cresce na mesma proporção que a utilização dos fatores de produção.
II. O gráfico dois demonstra um aumento do nível de produção, sendo que os rendimentos de escala são crescentes, isto é, graficamente, tem-se a demonstração de que a produção cresce em proporções maiores que a utilização dos fatores de produção.
III. O gráfico três apresenta um aumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são decrescentes; graficamente isso demonstra que a produção cresce em proporções menores que a utilização dos fatores de produção.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As curvas Isoquantas (Q) são semelhante as curvas de indiferença na teoria microeconômica denominada "Teoria do Consumidor".
Em economia, uma isoquanta é uma curva que representa várias combinações de fatores de produção (terra, capital e trabalho) que resultem na mesma quantidade de produção.
Função Isoquanta (apenas os fatores capital e trabalho são envolvidos):
Q = ALαKβ
A, α e β são constantes determinadas pela tecnologia. Se α + β = 1, a função de produção tem retornos constantes à escala (se L e K forem aumentados 20%, Q aumenta 20%). Se α + β é menor que 1, os retornos à escala estão diminuindo, e se forem maiores que 1,os retornos à escala estão aumentando.
A assertiva I está correta, observe a distância entre as 3 isoquantas estão proporcionais (assim, teve um aumento prorcional constante perante o aumento dos fatores de produção).
As assertivas II e III estão incorretas, explicação melhor comentada pelo colega abaixo...a assertiva II tem a produção de escala decrescente e a assertiva III apresenta rendimentos de escala crescente.
Analisando o Item II:
Perceba que o espaçamento entre as linhas de isoquantas de Q=10 e Q=20 é significativamente MENOR que o espaçamento das isoquantas de Q=20 e Q=30. Isso significa que para aumentar a produção de 10 em 10 é necessário cada vez MAIS K e L. Ou seja, para o mesmo aumento ( de 10 ) estou usando cada vez mais fatores de produção, por isso os rendimentos de escala são decrescente e não crescente como afirma a alternativa.
Analisando o item III:
Perceba que o espaçamento entre as linhas de isoquantas de Q=10 e Q=20 é significativamente MAIOR que o espaçamento das isoquantas de Q=20 e Q=30. Isso significa que para aumentar a produção de 10 em 10 é necessário cada vez MENOS K e L. Ou seja, para o mesmo aumento ( de 10 ) estou usando cada vez menos fatores de produção, por isso os rendimentos de escala são crescente e não decrescente como afirma a alternativa.
Resumindo, a questão inverteu!!! O que está escrito no item II é verdadeiro para o gráfico 3 e o que foi escrito no item III é verdadeiro para o gráfico II.
A figura 3 é exatamente igual à figura mostrada no livro do Pindyck (pág 188, cap 6).
Segundo o msmo, quando há rendimentos crescentes de escala, as isoquantas situam-se cada vez mais próximas, à medida q os insumos aumentam ao longo da linha.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Rendimentos constantes de escala → O espaço entre as isoquantas é igual.
Rendimentos crescentes de escala → As isoquantas vão ficando cada vez mais próximas.
Rendimentos decrescentes de escala → As isoquantas vão ficando cada vez mais distantes
=-=-=
PRA AJUDAR!
Q948311
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo