Dados os gráficos acima com os mapas de isoquantas, Q repres...
Dados os gráficos acima com os mapas de isoquantas, Q representa as quantidades de produção a longo prazo, K é o fator capital e L o fator trabalho. Neste contexto, leia atentamente as informações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O primeiro gráfico apresenta umaumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são constantes, ou seja, graficamente, isso demonstra que a produção cresce na mesma proporção que a utilização dos fatores de produção.
II. O gráfico dois demonstra um aumento do nível de produção, sendo que os rendimentos de escala são crescentes, isto é, graficamente, tem-se a demonstração de que a produção cresce em proporções maiores que a utilização dos fatores de produção.
III. O gráfico três apresenta um aumento do nível de produção, cujos rendimentos de escala são decrescentes; graficamente isso demonstra que a produção cresce em proporções menores que a utilização dos fatores de produção.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (8)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As curvas Isoquantas (Q) são semelhante as curvas de indiferença na teoria microeconômica denominada "Teoria do Consumidor".
Em economia, uma isoquanta é uma curva que representa várias combinações de fatores de produção (terra, capital e trabalho) que resultem na mesma quantidade de produção.
Função Isoquanta (apenas os fatores capital e trabalho são envolvidos):
Q = ALαKβ
A, α e β são constantes determinadas pela tecnologia. Se α + β = 1, a função de produção tem retornos constantes à escala (se L e K forem aumentados 20%, Q aumenta 20%). Se α + β é menor que 1, os retornos à escala estão diminuindo, e se forem maiores que 1,os retornos à escala estão aumentando.
A assertiva I está correta, observe a distância entre as 3 isoquantas estão proporcionais (assim, teve um aumento prorcional constante perante o aumento dos fatores de produção).
As assertivas II e III estão incorretas, explicação melhor comentada pelo colega abaixo...a assertiva II tem a produção de escala decrescente e a assertiva III apresenta rendimentos de escala crescente.
Analisando o Item II:
Perceba que o espaçamento entre as linhas de isoquantas de Q=10 e Q=20 é significativamente MENOR que o espaçamento das isoquantas de Q=20 e Q=30. Isso significa que para aumentar a produção de 10 em 10 é necessário cada vez MAIS K e L. Ou seja, para o mesmo aumento ( de 10 ) estou usando cada vez mais fatores de produção, por isso os rendimentos de escala são decrescente e não crescente como afirma a alternativa.
Analisando o item III:
Perceba que o espaçamento entre as linhas de isoquantas de Q=10 e Q=20 é significativamente MAIOR que o espaçamento das isoquantas de Q=20 e Q=30. Isso significa que para aumentar a produção de 10 em 10 é necessário cada vez MENOS K e L. Ou seja, para o mesmo aumento ( de 10 ) estou usando cada vez menos fatores de produção, por isso os rendimentos de escala são crescente e não decrescente como afirma a alternativa.
Resumindo, a questão inverteu!!! O que está escrito no item II é verdadeiro para o gráfico 3 e o que foi escrito no item III é verdadeiro para o gráfico II.
A figura 3 é exatamente igual à figura mostrada no livro do Pindyck (pág 188, cap 6).
Segundo o msmo, quando há rendimentos crescentes de escala, as isoquantas situam-se cada vez mais próximas, à medida q os insumos aumentam ao longo da linha.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Rendimentos constantes de escala → O espaço entre as isoquantas é igual.
Rendimentos crescentes de escala → As isoquantas vão ficando cada vez mais próximas.
Rendimentos decrescentes de escala → As isoquantas vão ficando cada vez mais distantes
=-=-=
PRA AJUDAR!
Q948311
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo