As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um import...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: diabetes mellitus e polidipsia.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são condições de saúde de longa duração com progressão geralmente lenta. Entre elas, destacam-se a hipertensão, doenças respiratórias crônicas, câncer, diabetes mellitus e problemas cardiovasculares. Essas doenças são um grande problema de saúde pública devido à sua alta prevalência e impacto na qualidade de vida.
Alternativa D - Diabetes mellitus e polidipsia: A diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. Um dos sintomas mais comuns é a polidipsia, que significa sede excessiva. Este é um sintoma importante, pois o corpo, ao tentar se livrar do excesso de glicose, leva a um aumento na produção de urina, causando desidratação e, consequentemente, sede intensa.
Alternativa A - Hipertensão e pressão diastólica igual a 60mmHg: Esta afirmação está incorreta. A hipertensão é caracterizada por uma pressão arterial elevada. Uma pressão diastólica de 60mmHg, por si só, não caracteriza hipertensão, pois está abaixo do valor de 80mmHg que, junto com 120mmHg de pressão sistólica, é considerado normal.
Alternativa B - Doenças respiratórias crônicas e eupneia: Esta opção é incorreta. Eupneia significa respiração normal. Doenças respiratórias crônicas, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), são caracterizadas por dificuldades respiratórias, não por respiração normal.
Alternativa C - Câncer e tumor benigno: A opção está incorreta. Câncer se refere a tumores malignos que podem invadir tecidos adjacentes e se espalhar para outras partes do corpo. Tumores benignos, por outro lado, não invadem outros tecidos nem metastatizam.
Alternativa E - Infarto agudo do miocárdio e suficiência de oxigenação do músculo cardíaco: Esta alternativa está incorreta. O infarto agudo do miocárdio acontece justamente pela insuficiência na oxigenação do músculo cardíaco, devido à obstrução das artérias coronárias.
Compreender as características principais de cada patologia é essencial para reconhecer suas manifestações clínicas e diferenciar entre condições semelhantes. Isso não só auxilia no diagnóstico, mas também na educação em saúde e prevenção.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Polidipsia é um termo médico que define o sintoma caracterizado por excessiva sensação de sede. É um sintoma comum entre diabéticos
Gabarito: Letra D.
De acordo com o CAB nº 36 Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica.Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013
Os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os “quatro P’s”:
poliúria ( urina excessiva-acima de 2,5 litros por dia ),
polidipsia ( sede excessiva ),
polifagia ( fome excessiva )
e perda inexplicada de peso.
Os sinais e sintomas característicos que levantam a suspeita de diabetes são os “quatro P’s”
poliúria ( urina excessiva-acima de 2,5 litros por dia ),
polidipsia ( sede excessiva ),
polifagia ( fome excessiva )
perda inexplicada de peso. (magreza )
Gabarito D
alternativa correta: d) diabetes mellitus e polidipsia
justificativa
Diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. Polidipsia, ou sede excessiva, é uma das principais características do diabetes mellitus, resultando do aumento de glicose no sangue que leva à perda de líquidos através da urina.
análise das demais alternativas
[A]: hipertensão e pressão diastólica igual a 60mmHg. Incorreta. Hipertensão é caracterizada por pressão arterial elevada, mas uma pressão diastólica de 60mmHg não é um indicador de hipertensão.
[B]: doenças respiratórias crônicas e eupneia. Incorreta. Eupneia refere-se a uma respiração normal e não é característica de doenças respiratórias crônicas, que geralmente envolvem dificuldade respiratória.
[C]: câncer e tumor benigno. Incorreta. Câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células malignas. Tumores benignos, por outro lado, não são malignos e não têm o mesmo comportamento agressivo dos tumores cancerígenos.
[E]: infarto agudo do miocárdio e suficiência de oxigenação do músculo cardíaco. Incorreta. Infarto agudo do miocárdio é causado pela falta de oxigenação adequada ao músculo cardíaco, não por suficiência de oxigenação.
resumo: Diabetes mellitus é uma DCNT caracterizada por polidipsia, enquanto outras alternativas não apresentam a característica correta associada à doença mencionada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo