TEXTO 1 As avaliações das políticas públicas de Educação, ...
TEXTO 1
As avaliações das políticas públicas de Educação, em vários níveis, permitem que se verifiquem ações propostas, resultados e impactos educacionais, propiciando decisões sobre manutenção de ações que se mostraram efetivas e reformulação dos aspectos restritivos ao desenvolvimento do que foi proposto. As avaliações sistêmicas ou de larga escala têm como finalidade traçar séries históricas de desempenho das redes de ensino de todo o sistema para subsidiar políticas públicas.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental). Brasília, 2012 (Adaptação).
TEXTO 2
A avaliação institucional externa, promovida pelos órgãos superiores dos sistemas educacionais, inclui, entre outros instrumentos, pesquisas, provas, tais como as do SAEB, Prova Brasil, ENEM e outras promovidas por sistemas de ensino de diferentes entes federativos, dados estatísticos, incluindo os resultados que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e / ou que o complementem ou o substituem, e os decorrentes da supervisão e verificações in loco. A avaliação de redes de Educação Básica é periódica, feita por órgãos externos às escolas e engloba os resultados da avaliação institucional, que sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 51 (Adaptação). Disponível em:<http://portal.mec. gov.br/index.php?option=com_docman&view= download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192> .
Com base nos textos, pode-se afirmar que a Avaliação Externa serve para:
I. Avaliar a qualidade, equidade e a eficiência dos sistemas e redes de ensino brasileiros.
II. Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos.
III. Fornece dados para cálculo dos indicadores Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice de Desenvolvimento Humano dos munícipios.
IV. Produzir informações sobre o desempenho dos alunos nas avaliações realizadas no âmbito da escola.
V. Aplicar os testes definidos nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.
Estão corretas as afirmações: