A administração de Maurício de Nassau no Nordeste do Brasil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3044674 História

"O Conde Maurício de Nassau desembarcou no Recife em janeiro de 1637, com amplos poderes e decidido a mudar o espírito de inércia, decadência e corrupção que tomara a colônia. As áreas conquistadas ressentiam-se de colonos para povoar e fazer produtivas as terras abandonadas. Sem apoio da WIC para implantar colônias agrícolas, Maurício iniciou a cooptação de portugueses com base em uma política fiscal de incentivos e de tolerância, que nos Países Baixos havia surtido bons efeitos. Os resultados desta política não tardaram a aparecer. Enquanto até 1636 a companhia havia acumulado uma dívida de 18 milhões de florins (produto da emissão de títulos de obrigação a juros de 6 por cento ao ano), na administração de João Maurício a companhia acumulou lucro de 7,7 milhões de florins, advindos da exportação de açúcar e pau-brasil. Os comerciantes livres exportaram no mesmo período 20,3 milhões de florins."


Tendo o fragmento do artigo acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue o item seguinte. 


Marcos Galindo. Biblioteca Nacional Digital. 

A administração de Maurício de Nassau no Nordeste do Brasil entre 1637 e 1644 foi marcada por políticas de tolerância religiosa, permitindo a prática de diferentes credos, incluindo o judaísmo, que prosperou na região durante esse período. 
Alternativas