Quando os atos da Administração Pública, embora legais, estã...
Quando os atos da Administração Pública, embora legais, estão imbuídos de uma certa liberdade do agente, está se falando de que poder?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, é importante entender o conceito de Poderes da Administração Pública, especificamente o Poder Discricionário. Este poder permite que a Administração Pública tome decisões dentro de uma margem de liberdade, escolhendo a melhor opção entre aquelas previstas na legislação.
O enunciado da questão aborda justamente situações em que os atos administrativos, embora legais, permitem uma certa liberdade ao agente público. Isso caracteriza o Poder Discricionário. Vamos examinar cada alternativa para compreender melhor:
Alternativa D - Discricionário (Correta)
A Administração Pública tem a capacidade de escolher entre várias opções legais ao tomar uma decisão, desde que respeite os limites da lei. Um exemplo prático disso é a escolha de um local para a construção de uma escola pública, onde cabe ao gestor decidir o melhor local com base em critérios técnicos e de conveniência.
Alternativa A - Disciplinar
O Poder Disciplinar refere-se à capacidade da Administração de punir internamente seus servidores ou outros que tenham um vínculo específico com a Administração. Não envolve liberdade de escolha em atos administrativos gerais, mas sim em aplicar sanções conforme regras estabelecidas.
Alternativa B - Vinculado
O Poder Vinculado caracteriza-se pela ausência de liberdade pelo agente, que deve seguir estritamente o que a lei determina. Um exemplo é a emissão de uma carteira de identidade, que deve seguir procedimentos rígidos sem margem para escolha.
Alternativa C - Hierárquico
O Poder Hierárquico diz respeito à organização interna da Administração Pública, permitindo a delegação e a distribuição de tarefas, a fiscalização e o controle dos atos dos subordinados, e não se relaciona com a liberdade de decisão em atos administrativos.
Alternativa E - Regulamentar
O Poder Regulamentar permite à Administração editar normas complementares para a correta execução das leis, mas não confere liberdade de escolha na execução de atos, apenas detalha a aplicação de normas gerais.
Portanto, a resposta correta é a Alternativa D - Discricionário, pois é o único poder que permite certa liberdade ao agente público dentro dos limites legais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nos atos vinculados, todos os requisitos já estarão previamente definidos em lei, de forma que a margem de liberdade do agente público é praticamente nula.
Nos atos discricionários, o motivo e o objeto são deixados à escolha do agente
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo