Considerando as informações acima e que os dados da tabela s...
O teste a ser aplicado possui 18 graus de liberdade.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GL = (NºColunas - 1) x (NºLinhas - 1) obs: a linha "EMPREGADOS" não é usada p/ fins de cálculo.
GL = (10 - 1) x (2 - 1)
GL = (9) x (1)
GL = 9.
Gabarito ERRADO.
Até hoje, só vi essa fórmula "GL = L-1 x C-1" aqui nos comentários do QC. Entretanto, passei a usá-la e nunca mais errei.
Eu sou a universal!
AQUI NAO TEM NADA DE TESTE DE ADERÊNCIA, TRATA-SE DE:
Gabarito: Errado.
Justificativa: Como as informações apresentadas seguem uma distribuição normal podemos utilizar um teste t pareado para comparação das amostras. O objetivo é o mesmo que o do teste t utilizado para comparar duas amostras, porém, a diferença é que no teste t pareado as amostras são dependentes.
A estatística de teste usada para essa comparação é comparada com uma distribuição de t Student com (n – 1) graus de liberdade, sendo n o tamanho da amostra.
Em nossa questão, as amostras possuem tamanho n = 10. Logo o teste aplicado possuirá 9 graus de liberdade.
Um teste t pareado é usado para determinar se há uma diferença significativa entre as médias de duas amostras relacionadas ou emparelhadas. Este tipo de teste é comumente aplicado quando as observações em uma amostra estão relacionadas às observações na outra amostra de alguma forma.
Por exemplo, considere um estudo onde um mesmo grupo de indivíduos é medido antes e depois de um tratamento. Nesse caso, as medições feitas antes e depois do tratamento são emparelhadas para cada indivíduo. O teste t pareado é utilizado para determinar se houve uma mudança significativa nas medidas após o tratamento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo