Assinale a frase que está de acordo com as normas da língua...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda o uso adequado da pontuação na norma padrão da língua portuguesa. Para solucioná-la, é necessário compreender as regras de pontuação e a coerência textual. Isso inclui a utilização correta de vírgulas, concordância verbal e a construção lógica das orações.
Alternativa correta: C - Se alhures instaura-se a dúvida, aqui, ao contrário, prevalecem as certezas.
Justificativa: A frase está corretamente pontuada e estruturada. O uso da vírgula antes de "aqui" e "ao contrário" está correto, pois são elementos intercalados na frase. A concordância verbal está adequada, uma vez que "prevalecem" concorda com "as certezas."
Análise das alternativas incorretas:
A - Se quisermos entender a dimensão ideológica da crise, precisamos dar-nos conta de que há três formas de fundamentalismo envolvidos no conflito, e não apenas uma.
Erro: A palavra "envolvidos" está no plural, mas deveria concordar com "três formas", que é o sujeito. A forma correta seria "envolvidas". Além disso, há uma questão de clareza na construção da frase que pode ser melhorada.
B - Não há certeza de que o déficit comercial dos setores da construção civil ou da indústria naval comprovam o mal causado pela ausência de políticas setoriais nas quais um grupo de ambientalistas iluminados se põe na condição de juízes.
Erro: O verbo "comprovam" deveria estar no singular, concordando com "déficit comercial", que é o sujeito da oração. A forma correta seria "comprova".
D - Segundo alguns especialistas, os incentivos fiscais constituem uma questão complicada, pois a iniciativa privada recebe benefícios onde a contrapartida em criação de empregos é insuficiente.
Erro: A palavra "onde" está sendo usada de forma inadequada porque se refere a lugar. O correto seria usar "em que" ou "nos quais", que indicam a ideia de uma situação ou circunstância.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia me explicar o erro desta questão?
A) "...há três formas de fundamentalismos envolvidos..." (seria a concordância numeral?)
B) "...o déficit comercial....comprove o mal causado..." (concordância ?)
C) correta
D) "...a iniciativa privada recebe benefícios onde em contrapartida a criação de empregos..." (regência ?)
a) Se quisermos entender a dimensão ideológica da crise, precisamos dar-nos conta de que há três formas de fundamentalismo envolvidos no conflito, e não apenas uma.
Usa-se vírgula para separar orações coord. aditivas ligadas pela conjunção 'e' quando os seus sujeitos forem diferentes. Nesse caso, o sujeito do verbo HAVER é o mesmo nas duas orações, o que impossibilita o uso da vírgula.
Acho que é isso na letra A.
Porque a Letra "C" esta corretar se pronomes obliquo não podem inicia orações? no caso o "SE"
sera pq a letra C não é oração e sim uma frase? alguem podia me confirma essa?
C correta
Creio que seja:
a) "...há três formas de fundamentalismos envolvidos..." (Concordância)
b) "...um grupo de ambientalistas se põem..." (Concordância)
d) "...pois a iniciativa privada recebe benefícios no qual a contrapartida em criação de empregos é insuficiente..." (Emprego errado do pronome "onde")
Camilo Mateus,
O "SE" da letra "C" não é pronome, e sim, conjunção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo