Em relação aos métodos de tratamento de resíduos sólidos, a...
I. Na operação de compostagem, a umidade dos resíduos deve ser de no máximo 40%, para não comprometer a atividade biológica.
II. A técnica de aterro controlado consiste em confinar os resíduos com uma camada de material inerte, com impermeabilização da base e tratamento do percolado.
III. A reciclagem reduz a quantidade de lixo depositado no meio ambiente, assim como a exploração dos recursos naturais necessários à confecção de bens.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- Não, na compostagem, a umidade dos resíduos deve ser de no mínimo 50% a 70% no início do processo, e o ideal é 60%. A umidade é um dos parâmetros mais importantes a monitorar durante a compostagem, pois a falta ou o excesso dela pode comprometer o processo:
- Umidade baixa
- A atividade biológica é inibida, e a velocidade de biodegradação é reduzida.
- Umidade alta
- A água ocupa os espaços vazios do meio, impedindo a passagem de oxigênio, o que pode levar à anaerobiose e à lixiviação de nutrientes.
A umidade pode ser ajustada misturando os componentes ou adicionando água. O teor de umidade também depende da aeração e das características físicas dos resíduos.
A compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico que transforma a matéria orgânica em adubo natural. A compostagem pode ajudar a recuperar a fertilidade do solo, reduzir a dependência de fertilizantes químicos e contribuir para a redução do aquecimento global.
II- Aterro controlado
É uma técnica de destinação de resíduos sólidos urbanos que consiste em cobrir os resíduos com uma camada de material inerte, como terra ou areia. No entanto, não é realizado nenhum tratamento do lixo descartado, nem impermeabilização do solo ou controle dos gases gerados pela decomposição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo