Os sujeitos em situação de vulnerabilidade são, geralmente, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - práticas educacionais inclusivas.
A temática da questão aborda a necessidade de se considerar a interseccionalidade ao trabalhar com sujeitos em situação de vulnerabilidade. A interseccionalidade é um conceito que reconhece que indivíduos podem ser desfavorecidos por múltiplas fontes de opressão: sua raça, classe, gênero, sexualidade, status socioeconômico, entre outros. No âmbito educacional, essa perspectiva busca entender como essas diferentes formas de discriminação se interconectam e como podem influenciar na experiência educacional do aluno.
Práticas educacionais inclusivas são aquelas que visam a acolher todos os alunos, respeitando suas diferenças e atendendo às suas necessidades específicas. O objetivo é garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Isso implica em criar um ambiente de apoio que reconheça a diversidade e promova a equidade. Práticas inclusivas podem envolver adaptações curriculares, metodologias de ensino diferenciadas e a promoção de uma cultura escolar que valorize a diversidade e combata preconceitos e estereótipos.
A perspectiva interseccional aponta exatamente para a necessidade de tais práticas, pois reconhece que cada aluno pode ter vivências únicas que influenciam sua educação. Ajustar as práticas educacionais para serem inclusivas garante que sejam consideradas as múltiplas identidades e contextos dos estudantes, e que nenhum aluno seja deixado para trás ou marginalizado no processo educacional.
Portanto, a alternativa correta (C) é a que melhor reflete a abordagem interseccional na educação, ao defender práticas que sejam inclusivas e que busquem a equidade dentro do ambiente escolar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
inclusivas
Exclusão # inclusão
Interseccionalidade (ou teoria interseccional) é o estudo da sobreposição ou intersecção de e sistemas relacionados de , dominação ou . A teoria sugere e procura examinar como diferentes categorias biológicas, sociais e culturais, tais como gênero, raça, classe, capacidade, orientação sexual, religião, casta, idade e outros eixos de identidade interagem em níveis múltiplos e muitas vezes simultâneos. Este quadro pode ser usado para entender como a injustiça e a desigualdade social sistêmica ocorrem em uma base multidimensional. A interseccionalidade sustenta que as conceituações clássicas de opressão dentro da sociedade — tais como o , o , o , , , , e a e intolerâncias baseadas em crenças — não age independentemente uns dos outros mas que essas formas de opressão se inter-relacionam, criando um sistema de opressão que reflete o "cruzamento" de múltiplas formas de discriminação. (Wikipedia).
Desigualdades de gênero, raça...
A interseccionalidade é uma conceituação do problema que busca capturar as consequências estruturais e
dinâmicas da interação entre dois ou mais eixos da subordinação. Ela trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opressão de classe e outros sistemas discriminatórios criam desigualdades básicas que estruturam as
posições relativas de mulheres, raças, etnias, classes e outras (CRENSHAW, 2002: 177).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo