Considere que, em determinado ente da administração, tenha h...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre as fontes de abertura de créditos adicionais. Julgue a afirmativa.
Como fontes de abertura de créditos adicionais, temos estas, Lei 4.320/64, art. 43, § 1º:
I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;
II - os provenientes de excesso de arrecadação;
III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;
IV - o produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las.
Veja o que a lei diz no que tange ao inciso II:
§ 3º Entende-se por excesso de arrecadação, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício
Dessa forma, se a receita prevista era 500, mas arrecadou 550, houve um excesso de arrecadação que pode ser usado para abrir crédito especial ou suplementar. A afirmativa é incorreta.
GABARITO: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A abertura de creditos especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa. De acordo com a lei 4.320/64 consideram-se recursos :I o superavit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercio anterior; II-os provenientes de excesso de arrecadação;III- os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentarias ou creditos adicionais, autorizados em lei. E no exemplo citado há excesso de arrecadação por isso há sim recursos para abertura de credito especial. Então questão errada.
Excesso de arrecadação é o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício. Ressalta-se, ainda, que para o fim de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-á a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício.
O excesso de arrecadação não é fonte de recursos para o exercício seguinte e sim para o atual.
Fonte: curso estratégia - prof. Sérgio Mendes.
Bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo