Para Zabala (2010), assumir uma perspectiva social do ensino...
Para Zabala (2010), assumir uma perspectiva social do ensino e, consequentemente, a formação integral do estudante requer a revisão de certos modelos avaliativos, em especial quando comprometidos com perspectivas sancionadoras e propedêuticas. Tais modelos entram em choque com os princípios de uma avaliação formativa, especialmente quanto aos seus pressupostos básicos.
Quanto aos pressupostos de uma avaliação formativa, analise as assertivas abaixo:
I. Sob uma perspectiva uniformizadora e seletiva, não são os resultados ou mesmo os níveis pré-determinados que prevalecem como elementos centrais da avaliação.
II. Na perspectiva de uma avaliação formativa, o sujeito da avaliação é o estudante, em seu desenvolvimento, seus progressos, suas conquistas e suas dificuldades.
III. A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa sobre o que há de mais relevante: o processo de aprendizagem seguido pelo aluno.
IV. Os conteúdos de aprendizagem a serem efetivamente avaliados não são apenas aqueles cognitivos, mas também aqueles ligados à autonomia pessoal, às relações interpessoais, às inserções sociais, aos movimentos do corpo.
Quais estão corretas?