O orçamento de referência de uma obra pública previa a compo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068253 Engenharia Civil

O orçamento de referência de uma obra pública previa a composição apresentada na tabela a seguir para a estaca metálica para fundação, sem os preços, em que CHP e CHI são, respectivamente, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo. 


109_- 111.png (316×134) 


A respeito dessa composição, julgue o item subsecutivo. 


Realizando-se o serviço conforme a produtividade prevista na ficha de composição, uma equipe composta por dois serventes e um soldador conseguirá executar uma tonelada de estacas em 3,6 horas. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As composições de custo de um determinado serviço são utilizadas para a elaboração de orçamentos e cronogramas. Nesse contexto, a principal referência de composição de custo é o SINAPI, a qual é fortemente utilizada para o orçamento de obras públicas. 

Os cinco elementos que constituem as composições de custos são: 

- Insumo: bem requerido para a execução do serviço. Como exemplo, citam-se matérias-primas, equipamentos, mão de obra, etc.; - Unidade: como o próprio nome sugere, trata-se da unidade medida associada ao insumo. Para a alvenaria, por exemplo, a unidade utilizada é o m²; 

- Índice: também denominado de “coeficiente de utilização" ou “quantidade", o índice representa a quantidade necessária do insumo para realizar uma unidade do serviço. Para exemplificar, suponha um serviço de armação de pilar. Um índice de 1,10 para o insumo "aço" significa que são necessários 1,10 kg de aço para realizar a armação de 1 kg de aço, pois há perdas; 

- Custo unitário: consiste no custo de uma unidade de insumo; 

- Custo total: representa o valor total do insumo requerido para a execução de uma unidade do serviço. O custo total é calculado pelo produto entre o índice e o custo unitário. 

No problema em questão, um único soldador necessita de 0,0018 h para executar 1 kg da estaca metálica para fundação. Portanto, para executar uma tonelada de estacas, dois soldadores precisariam de 1000⋅(0,0018 h) = 1,8 h. 

Por sua vez, o servente precisa de 0,0036 h para executar 1 kg da estaca metálica para fundação. Logo, dois serventes precisam de 0,0018 h (metade do tempo) para executar 1 kg da estaca. Portanto, para executar uma tonelada de estacas, dois serventes necessitariam de 1000⋅(0,0018 h) = 1,8 h. 

Portanto, a afirmação do enunciado está errada, uma vez que uma equipe composta por dois serventes e um soldador conseguirá executar uma tonelada de estacas em 1,8 horas. 

Gabarito do professor: errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O soldador é o que delimitará, nesse caso, a produtividade.

0,0018 (h/kg) x1000 kg = 1,8h

Para 1 servente se gasta 0,0036h

Para 1 soldador se gasta 0,0018h

Logo, quem delimitará o tempo de execução do serviço será o soldador.

Nessa questão temos:

2 pedreiros e 1 soldador.

Pegando o coeficiente do pedreiro e dividindo por 2 temos:

0,0036/2 = 0,0018h, pois o serviço será feito na metade do tempo, e também e a mesma produtividade do soldador de 0,0018h.

1 tonelada equivale a 1.000kg

0,0018*1.000 = 1,8h

Gabarito: Errado, pois para 2 pedreiros e 1 soldador e preciso 1,8h para executar o serviço, e não 3,6h.

onde se lê "pedreiro" leia-se " servente".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo