Considerando essa situação hipotética, julgue o item a segui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996650 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma empresa do ramo extrativista desmatou, sem a necessária licença ambiental, uma área de quinze hectares de floresta estacional semidecidual de Mata Atlântica. Em vistoria do órgão ambiental competente, foram identificados diversos danos ambientais em decorrência desse desmatamento, entre eles:


I alteração na composição e na estrutura da vegetação;

II morte de espécies endêmicas raras e ameaçadas de extinção;

III desenvolvimento e intensificação de processos erosivos.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, a respeito da valoração dos danos ambientais citados.


A identificação do valor de uso indireto referente ao serviço ambiental da mata desmatada é uma maneira de valorar o dano III.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO. O valor de uso indireto é referente a bens e serviços ambientais que são gerados devido a funções ecossistêmicas e apropriados e consumidos no presente, como a estocagem de carbono, a proteção do solo, a manutenção do ciclo hidrológico, a proteção contra erosão, entre outros.

quando o enunciado diz "uso indireto" faz referência a aquelas atividades que foram feitas no meio ambiente para que ele se torne uma infraestrutura útil para uso antrópico. O uso indireto é feito para que se possa usar diretamente uma área, para determinado fim

 

a questão é correta porque, o dinheiro investido para interferir no MA pode sim ser usado para valorar os danos causados por essa intervenção

 

Em uma movimentação de terra qualquer, pode ser que haja erosão. Nada mais lúcido para estimar os danos erosivos via o quanto foi investido na atividade

no texto o cara fala que destruíram tudo ai trás questão de uso indireto pelo amor do amor kkkk.

Gabarito: certo.

Valor de Uso Indireto (VUI) - quando o benefício atual do recurso deriva-se das funções ecossistêmicas, como, por exemplo, a proteção do solo e a estabilidade climática decorrente da preservação das florestas;

Fonte: Ronaldo Seroa da Motta. Manual para valoração econômica de recursos ambientais, 1997.

VALORAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS

CATEGORIA DE VALOR DE USO

VALOR DO USO DIRETO = VUD

É a utilização direta de um recurso natural, como, por exemplo, a extração de minérios, o corte de árvores, ou seja, a retirada e utilização imediata do recurso, no tempo presente. Remete a benefícios "in situ".

VALOR DO USO INDIRETO = VUI

Reflete a utilização indireta de um bem ou serviço ambiental, como consequência das funções ecossistêmicas (proteção do solo, regulação climática, manutenção do ciclo da água, entre outros) de um recurso natural, no tempo presente (MOTTA, 1997, p. 11). Refere-se a benefícios "ex situ".

VALOR DE OPÇÃO = VO

Representa aquilo que as pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados. Assim, trata-se de um valor relacionado a usos futuros que podem gerar alguma forma de benefício ou satisfação aos indivíduos. Disponibilidades de recursos no futuro. A intenção é preservar o recurso para uso futuro de forma direta ou indireta.

CATEGORIA PELO FATO DO RECURSO AMBIENTAL EXISTIR

VALOR DE EXISTÊNCIA = VE

Valor de Não Uso ou Valor de Existência (VE), que se refere ao valor dado a locais e seres vivos que não serão usados pelo homem direta ou indiretamente, como a existência de animais, de micro-organismos, ou de áreas como desertos e geleiras, onde a maioria das pessoas nunca estará ou se beneficiará do seu uso. É derivado de um entendimento ético, moral ou cultural em relação à existência de um bem ambiental. Está dissociado do uso direto ou indireto a qualquer tempo passado, presente ou futuro. Ex: na Amazônia, a castanheira não pode ser derrubada, justamente pelo fato de se ter atribuído o valor de existência à essa espécie, uma vez que a sua existência reflete um valor bem maior do que seu uso direto ou indireto.

VALOR ECONÔMICA DO RECURSO AMBIENTAL - VERA

VERA= VUD + VUI + VO + VE

OU

VERA= VU + VE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo