Na Lei Orçamentária Anual de um ente público, de acordo com ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a classificação econômica da receita e despesa de acordo com a Lei nº 4.320/1964. Esta lei estabelece normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
O tema central da questão é a correta categorização das receitas e despesas no orçamento público. Para resolvê-la, é necessário compreender como as receitas e despesas são classificadas sob a ótica da legislação vigente.
A alternativa D está correta. A despesa fixada para o pagamento de juros da dívida pública é classificada como Despesas Correntes. Isso ocorre porque despesas correntes englobam aquelas necessárias para a manutenção dos serviços públicos em geral, como o pagamento de juros, que são despesas financeiras correntes.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A receita prevista com operações de crédito por antecipação de receita não é classificada como Receita de Capital. Na verdade, ela é uma operação de crédito de curto prazo e, portanto, não se enquadra como receita de capital, que envolve empréstimos de longo prazo.
B - A receita com alienação de bens móveis e imóveis deve ser classificada como Receita de Capital, não patrimonial. Receitas patrimoniais são derivadas de rendimentos de bens que o governo possui, enquanto a alienação trata da venda desses bens.
C - A despesa fixada para a devolução de depósito em caução não é classificada como Transferências de Capital. Esta despesa é considerada uma despesa extraorçamentária, pois não impacta diretamente o orçamento, sendo um retorno de valores depositados.
E - A despesa para planejamento e execução de obras públicas deve ser classificada como Despesas de Capital, não como despesas de custeio. Despesas de capital são aquelas direcionadas para a aquisição de bens de capital ou para investimentos, como obras públicas, enquanto despesas de custeio são para manutenção do serviço público.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: LETRA D.
Antes de responder a questão, devemos nos lembrar que:
- As receitas e despesas são divididas em categorias econômicas de correntes ou de capital.
- Também são divididas em origem, que é o detalhamento das Categorias Econômicas “Receitas Correntes” e Receitas de Capital, com vistas a identificar a procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos.
- As receitas são PREVISTAS e as despesas FIXADAS.
D) despesa fixada para o pagamento de juros da dívida pública deve ser classificada, quanto à categoria econômica, em Despesas Correntes. - CERTO conforme Lei 4.320/64.
.
Analisando o erro das demais:
a) Operações de Crédito por Antecipação de Receita não é receita prevista, e sim, um ingresso extraorçamentário.
b) Alienação de bens móveis e imóveis , quanto à categoria econômica, é uma receita de capital; e quanto à origem, Alienação de bens.
c) Devolução de depósito em caução não é despesa fixada, e sim, dispêndio extraorçamentário.
e) Planejamento e execução de obras públicas, quanto à categoria econômica, é uma despesa de capital, e quanto à origem, Investimentos.
.
dúvidas ou correções, avisem-me. espero ter ajudado!
LETRA D!
Pagamento de juros é despesa corrente!
RECEITAS CORRENTES
- RECEITA TRIBUTÁRIA
- Impostos.
- Taxas.
- Contribuições de Melhoria.
- RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
- RECEITA PATRIMONIAL
- RECEITA AGROPECUÁRIA
- RECEITA INDUSTRIAL
- RECEITA DE SERVIÇOS
- TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
- OUTRAS RECEITAS CORRENTES
RECEITAS DE CAPITAL
- OPERAÇÕES DE CRÉDITO
- ALIENAÇÃO DE BENS
- AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
- TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL
- OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo