A reserva de contingência de um ente público, de acordo com ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969902 Administração Financeira e Orçamentária
A reserva de contingência de um ente público, de acordo com o Decreto-Lei nº 200/1967,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão trata da reserva de contingência em um ente público, que é uma provisão orçamentária para enfrentar eventos inesperados ou emergências financeiras. Para resolver essa questão, é necessário compreender a função e a alocação da reserva de contingência dentro do orçamento público e como ela é regulamentada.

Alternativa correta: C

A alternativa C está correta pois a reserva de contingência é, de fato, uma dotação global. Ela não é destinada especificamente a nenhum programa, categoria econômica, órgão ou unidade orçamentária. Isso significa que seu valor é registrado no orçamento, mas não há uma vinculação a um objetivo específico inicialmente, sendo utilizada conforme necessidades que surjam ao longo do exercício financeiro.

Porque as outras alternativas estão incorretas:

A: A reserva de contingência não integra o Anexo de Riscos Fiscais diretamente. Embora relacionada a riscos fiscais, ela é uma dotação no orçamento e não um anexo.

B: Esta alternativa está incorreta pois a reserva de contingência não é destinada especificamente a despesas correntes fixadas devido a passivos contingentes; ela é uma reserva genérica para imprevistos no orçamento.

D: O montante da reserva de contingência não é definido com base na receita mensal ou dos onze meses. Geralmente, ela é definida na Lei Orçamentária Anual considerando várias previsões e cenários possíveis.

E: Embora a receita corrente prevista possa influenciar o montante reservado, a forma de utilização da reserva de contingência é definida na Lei Orçamentária e não especificamente no Orçamento Fiscal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra C.

Decreto-Lei nº 200/1967

Art. 91. Sob a denominação de Reserva de Contingência, o orçamento anual poderá conter dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais. 

.

Segundo a LRF:

III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

→→ NÃO CONFUNDIR! ←←

Reserva de Contingência conterá na LOA, mas a forma de utilização e montante estará na LDO.

――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――――

.

Analisando o erro das demais:

a) Conforme explicado anteriormente, montante deve ser definido pela LDO.

b) Não corresponde a crédito orçamentário, e sim destinada a atendimento de passivos contigentes e outros riscos imprevistos.

d) Conforme explicado anteriormente, tem o seu montante definido com base na receita corrente líquida.

e) Explicação na letra A e D.

.

.

dúvidas ou correções, avisem-me. espero ter ajudado! ☺

Segundo a LRF:

A RESERVA DE CONTIGÊNCIA ESTÁ NA LDO.

III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

O VALOR É QUE ESTÁ ESTABELECIDO NA LOA.

Reserva de Contingência conterá na LOA, mas a forma de utilização e montante estará na LDO.

A resposta correta é a alternativa C: a reserva de contingência registra o valor da dotação global, não especificamente destinada a determinado programa, categoria econômica, órgão ou unidade orçamentária do referido ente.

De acordo com o Decreto-Lei nº 200/1967, a reserva de contingência é uma dotação orçamentária destinada a atender despesas imprevistas e urgentes que não possam ser previstas no momento da elaboração do orçamento. Essa reserva tem a finalidade de prover recursos para situações não previstas ou para cobrir eventuais necessidades não especificadas no orçamento.

Portanto, a reserva de contingência não é destinada a programas, categorias econômicas, órgãos ou unidades orçamentárias específicas. Ela é uma dotação global que fica à disposição do ente público para atender a necessidades imprevistas ao longo do exercício financeiro.

COMPLEMENTANDO:

A reserva de contingência, por ter por finalidade o atendimento de despesas episódicas, contingentes ou eventuais, não é vinculada a despesas específicas. Por isso, ela é uma das exceções ao princípio da especificação.

Decreto-Lei nº 200/1967

Art. 91. Sob a denominação de Reserva de Contingência, o orçamento anual poderá conter dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo