O relógio já contava mais de 2 minutos de silêncio quando o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q369955 Atualidades
O relógio já contava mais de 2 minutos de silêncio quando o representante do único consórcio concorrente do leilão do maior campo de petróleo da história do Brasil sacou um envelope. O consórcio ofereceu à União o mínimo exigido, 41,65% da produção da área de Libra. Sem disputa, o governo vendeu no dia 21 de outubro, por 15 bilhões de reais, o direito de produzir, por 35 anos, petróleo e gás num campo do pré-sal com reservas estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris.
(Exame, 30.10.2013)

O consórcio é formado por duas empresas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esse leilão foi feito em outubro de 2013 e foi vencido por um super consórcio que tinha como líder a Petrobras, que ficará com 40% de participação, além da anglo-holandesa Shell (20%), da francesa Total (20%), e das chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%).


A alternativa correta é a letra (A). 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra C

"Cinco empresas formam o consórcio que venceu o leilão da área do pré-sal de Libra, realizado nesta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro. O grupo, formado pelas empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC, foi o único a apresentar proposta."

"A participação das empresas chinesas era esperada. A entrada da Total e da Shell, no entanto, surpreendeu os analistas ouvidos pelo G1. Isso porque o leilão do pré-sal foi o primeiro em regime de partilha - em que parte do petróleo extraído fica com a União - o que é visto por alguns analistas como desvantajoso em relação ao modelo de concessão."

FONTE: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/10/conheca-quem-sao-empresas-que-formam-consorcio-vencedor-de-libra.html

Bons Estudos!

Gabarito a)

A Petrobras terá a maior participação no consórcio vencedor, de 40%. Isso porque, embora a proposta aponte uma fatia de 10% para a estatal, a empresa tem direito, pelas regras do edital, a outros 30%. A francesa Total e a Shell terão, cada uma, 20%. Já as chinesas CNPC e CNOOC terão 10% cada.

André considero q tu pensou na resposta certa porém informou a errada a correta e A.

André considero q tu pensou na resposta certa porém informou a errada a correta e A.

O consórcio formado pela Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, e as estatais chinesas CNPC e CNOOC foi o único a fazer uma oferta e venceu o leilão do campo de Libra, no pré-sal, o maior campo de petróleo já descoberto no Brasil. 

O grupo se dispôs a ofertar para a União 41,65% do óleo a ser produzido no local --esse é o percentual mínimo exigido.

A Petrobras ficou com 40% de participação, incluindo o percentual de 30% obrigatório por lei. Shell e Total ficaram com 20% cada uma. As chinesas ficaram com 10% de participação cada uma.

As empresas podiam fazer lances sozinhas, ou em grupo de até cinco. As chinesas eram maioria no leilão.

O campo de Libra foi leiloado em um único bloco porque o governo brasileiro temia que uma divisão em lotes poderia criar impasses jurídicos, com a possibilidade de um campo vazar óleo para o outro, e a necessidade de acordos de unitização entre empresas, um imbróglio que ocorre quando há interligação entre reservatórios.

Fonte:
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/21/resultado-leilao-pre-sal-libra.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo