Luiza, 38 anos, comparece ao departamento de emergência dev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400403 Medicina
Luiza, 38 anos, comparece ao departamento de emergência devido a quadro de dor há 3 dias, de localização epigástrica, visceral, episódica, noturna, que é acompanhada de náuseas e vômitos pós alimentares e que irradia para hipocôndrio direito. Ao exame, paciente apresenta febre baixa, regular estado geral, interrupção brusca da inspiração profunda enquanto se palpa o hipocôndrio direito. PA 130/80, FC 100bpm e FR 20irpm.

Sobre o caso em questão, assinale a alternativa correta que cita o diagnóstico mais provável e o exame que auxiliaria tal hipótese, respectivamente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O quadro clínico apresentado por Luiza é altamente sugestivo de colecistite, que é a inflamação da vesícula biliar. A dor epigástrica que irradia para o hipocôndrio direito, episódica e noturna, associada com náuseas e vômitos pós alimentares, é típica do comprometimento da vesícula. Ademais, a paciente apresenta febre baixa e dor à palpação do hipocôndrio direito, com interrupção brusca da inspiração profunda durante a palpação, que é conhecido como sinal de Murphy, um indicativo clássico de colecistite. A ultrassonografia (USG) de abdome superior é o exame de imagem de primeira linha para a confirmação do diagnóstico de colecistite, por ser não invasivo, de fácil acesso e ter a capacidade de visualizar cálculos biliares e a espessura da parede da vesícula biliar, que podem estar associados à inflamação. Portanto, a alternativa correta é a letra D - Colecistite – USG de abdome superior, pois, baseado no quadro clínico e exame físico da paciente, essa é a hipótese diagnóstica mais provável e a ultrassonografia seria o exame mais adequado para auxiliar na confirmação do diagnóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo