Retome as ideias presentes nos textos I e II e assinale a ú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Direito |
Q516064 Português

Atenção: Na próxima questão, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.

Texto I

A arte pós-moderna vai se diferenciar dos movimentos do alto modernismo, por preferir formas lúdicas, disjuntivas, ecléticas e fragmentadas. A arte vai servir aí como parâmetro, exprimindo o imaginário da pós-modernidade, não se estruturando mais na paródia (o escárnio do passado), mas no pastiche (a apropriação do passado). A única possibilidade, já que tudo já foi feito, é combinar, mesclar, re-apropriar [sic]. [...]
A arte eletrônica vai constituir-se numa nova "forma simbólica", através da qual os artistas utilizam as novas tecnologias numa postura ao mesmo tempo crítica e lúdica, com o intuito de multiplicar suas possibilidades estéticas. Essa nova forma simbólica vai explorar a numerização (trabalhando indiferentemente texto, sons, imagens fixas e em movimento), a spectralidade (a imagem é auto-referente [sic] , não dependendo de um objeto real, e sim de um modelo), o ciberespaço (o espaço eletrônico), a instantaneidade (o tempo real) e a interatividade [...].

(LEMOS, André. Fragmento extraído de: Arte eletrônica e cibercultura. Disponível em: http://www.blogacesso.com.br/?p=102 Acesso em 15 abr 2015). André Lemos é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Para saber mais sobre o objeto de estudo de André Lemos, acesse o site www.andrelemos.info


Texto II

                  


Retome as ideias presentes nos textos I e II e assinale a única alternativa INCORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra D

 a) A atitude da personagem (texto II) traduz a ideia de que a música eletrônica não representa uma evolução positiva da arte.

Correto. Veja que a Mafalda, ao ouvir que se tratava de um concerto de música eletrônica diz que "a arte está com defeito".

 b) É possível inferir que o rádio (texto II) passa a ideia de que a música eletrônica é uma manifestação harmoniosa de som e ritmo.

Achei essa alternativa meio confusa. Mas, por eliminação, diria que está correta. Acredito que o rádio tenta passar essa ideia ao dizer que "acabamos de ouvir um CONCERTO de música eletrônica", fazendo menção aos concertos de música clássica.

 c) O texto I deixa claro que a arte pós-moderna propõe uma reapropriação dos recursos já utilizados por movimento artísticos anteriores.

CORRETO. Trecho do texto: "A única possibilidade, já que tudo já foi feito, é combinar, mesclar, re-apropriar "

 d) O conceito sobre produtos culturais da pós- modernidade (texto I) dá conta de diagnosticar o impacto que as novas artes trazem ao seu consumidor (texto II).

ERRADO. No texto I não há informação que nos leve a diagnosticar o IMPACTO que as novas artes trazem ao seu consumidor.


Não concordo com o Gabarito.

 b) É possível inferir que o rádio (texto II) passa a ideia de que a música eletrônica é uma manifestação harmoniosa de som e ritmo.
Penso que, para essa assertiva estar correta, deveria estar escrito "A RÁDIO" e não "O RÁDIO".

Significado de "Rádio" de acordo com o Houaiss:

substantivo masculino

4. aparelho receptor dos sinais radiofônicos de uma estação de rádio (p.ex., o rádio portátil)

substantivo feminino

5. estação radiodifusora que transmite programas de entretenimento, educação e informação pelo sistema de ondas hertzianas; emissora, radioemissora

Eu também não concordo com o gabarito, sb_mourao.

b) possível inferir que o rádio (texto II) passa a ideia de que a música eletrônica é uma manifestação harmoniosa de som e ritmo.

Meio que vejo uma relação entre o ruídos que remetem ao defeito no rádio e, logo em seguida, o locutor anunciar que acabaram de ouvir um concerto de música eletrônica. Assim, não vejo uma manifestação harmoniosa desse estilo de música. 

A alternativa B está visivelmente INCORRETA. Ora, a representação gráfica dos sons demonstra algo desconexo e sem ritmo, exatamente o oposto da assertiva. Ademais, a reação da personagem é de incredulidade, estupefação, ao ouvir o comentário do locutor do rádio.

Não creio que esse gabarito possa se sustentar!

A assertiva b, a meu ver, está incorreta. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo