Considerando a distinção estabelecida pelo autor entre os te...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Conciso.
O tema central da questão é a distinção entre "norma culta" e "norma curta". O autor usa esses termos para diferenciar entre um conjunto de regras que são realmente usadas e necessárias na comunicação escrita e falada formal ("norma culta") e um conjunto de regras que são vistas como arbitrárias, antiquadas e opressivas ("norma curta"). A questão exige o entendimento de que "norma curta" não é uma simplificação ou redução, mas sim um sistema de regras que é criticado por ser desnecessário e complicado.
A alternativa A - Conciso é a única que não sugere um conjunto de regras relacionado à "norma curta". A concisão é uma característica de algo que é breve e direto, enquanto a crítica do texto se concentra no fato de a "norma curta" ser opressora, antiquada e artificial, mas não necessariamente concisa.
Agora, vejamos por que as outras alternativas são incorretas:
- B - Artificial: O texto descreve a "norma curta" como um conjunto de regras idealizadas e caricaturais, o que se alinha ao conceito de algo artificial.
- C - Opressor: O texto critica a "norma curta" por tornar o estudo do português "hostil" para muitos, o que implica um caráter opressor.
- D - Antiquado: A referência a regras obsoletas e de origem lusitana sugere que a "norma curta" é antiquada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém poderia explicar?
No texto, percebe que o autor faz uma certa crítica à norma (culta/curta)? Então, em seguida, a questão pede que marquemos o que o autor NÃO demonstrou na crítica dele. Nos trechos "versão idealizada, caricatural...", "obriga adolescentes a encher suas redações de “outrossim” e outros entulhos...", "Que importância tem isso? ", "A norma curta engana muita gente", "desprezando grandes gramáticos..." é possível perceber/subentender que o autor demonstra que essas normas são INADEQUADAS, ou seja, artificiais, opressoras, antiquadas... então percebe que nesses trechos só tem críticas? A alternativa a ser marcar, portanto, é a letra A (conciso), pois conciso significa algo que é claro, direto, fácil de entender, e em nenhum momento o autor dar a entender que a norma culta é clara, direta e fácil de entender, e sim o contrário
Conciso: algo descrito em poucas palavras, preciso, sucinto ou breve.
adjetivo
Descrito em poucas palavras; preciso, sucinto: texto conciso; deixou um comentário conciso na revista.
adjetivo
Descrito em poucas palavras; preciso, sucinto: texto conciso; deixou um comentário conciso na revista.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo