As figuras I, II, II e IV representam uma espira condutora i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902478 Física
As figuras I, II, II e IV representam uma espira condutora ideal e o sentido da corrente induzida que é gerada pela variação do fluxo magnético quando um imã está em aproximação ou em afastamento da espira
Imagem associada para resolução da questão


Estão de acordo com a constatação experimental as situações representadas em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A lei de Faraday nos diz que a variação do fluxo magnético produz uma força eletromotriz induzida(quando o circuito está aberto) ou uma corrente induzida (quando o circuito estiver fechado), mas não explicou o sentido dessa corrente induzida.

Veio, então, Lenz e nos explicou que a variação do fluxo magnético produz uma corrente induzida no sentido de anular a variação do fluxo.

O mais importante da lei de Lenz é entender que o sentido da corrente induzida é para anular a variação do fluxo e não anular o fluxo em si.

Dito isso, no caso I, o polo sul do imã se aproxima da espira. Na espira, irá surgiu também um polo sul para tentar anular a variação do fluxo. Aplicando-se a regra da mão direita, temos que a corrente estaria "subindo" na espira, ou seja, sentido contrário ao que está representado na figura. Logo, a corrente representada em I está errada.

No caso 2, o polo sul está se afastando, há diminuição do fluxo magnético na espira e surgirá na extremidade da espira um polo norte para tentar aumentar o fluxo que está diminuindo. Logo, a corrente induzida que surgirá será para baixo, como representado na figura. Portanto, o item II está correto.

No caso III, o polo norte está se aproximando da espira e surgirá, na extremidade da espira, um polo norte também para tentar diminuir o fluxo que está aumentando. A corrente induzida será descendo, como representado na figura. Logo, está correta a representação.

No caso IV, o polo norte está se afastando da espira e nela irá surgir um polo sul. O sentido da corrente induzida será para cima, diferente da representação da questão. Portanto, o item IV está errado.

As correntes que estão corretamente representadas são os itens II e III => LETRA B

Minha Revisão, a espira faz o ao contrário do imã, é preciso lembrar 2 coisas:

Primeiro - os opostos se atraem (N-S) e os iguais se repelem (S/S, N/N).

Segundo - Na regra da mão direita, o dedão significa o sentido da corrente e os dedos remanescente o sentido de giro na bobina que indica o lado sul (os dedos entram no sul).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo