Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: TJ-SC Órgão: TJ-SC Prova: TJ-SC - 2009 - TJ-SC - Analista Jurídico |
Q166424 História
Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns dos fatores que criaram as condições para a Revolução de 1930, a qual assinalou:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Revolução de 1930 foi um marco na história do Brasil, transformando o cenário político e social do país. Este evento histórico representou o fim da República Velha, também conhecida como República Oligárquica, e marcando o início da Era Vargas. As causas que levaram a essa mudança foram múltiplas e complexas.

Dentre elas, destacamos o descontentamento dos militares, que se manifestou através dos levantes tenentistas, expressando a insatisfação com o modelo político vigente. Outro fator crucial foi o fim da política do café-com-leite, que era uma alternância do poder entre as elites de São Paulo e Minas Gerais, refletindo um desgaste desse sistema de poder.

Além disso, houve a formação da Aliança Liberal, que reunia setores dissidentes das oligarquias tradicionais e apresentava um programa de governo com propostas de modernização e mudanças sociais e econômicas. Não menos importante foi o colapso da economia cafeeira, um dos pilares da economia brasileira da época, que enfrentou uma grave crise, impactando diretamente a sustentação do modelo político então vigente.

Portanto, a alternativa correta e que sintetiza o resultado da Revolução de 1930 é a letra C - O fim da República Velha e o início da Era Vargas. Este foi um período marcado por intensas transformações no Brasil, onde Getúlio Vargas assumiu o poder e implementou diversas mudanças que repercutiram nas décadas seguintes.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A crise de 1929 (EUA) afetou a economia do café-com-leite no Brasil.

Os latifundiários que controlavam o país na época brigavam com os militares.

Uma Aliança Liberal (composta por tenentes e o partido democrático paulista e alguns coronéis nordestinos) foi formada e apoiaram a candidatura de Getúlio Vargas à Presidencia.

Em 24 de outubro de 1930 terminou a Republica velha e iniou-se a Era (ditadura) Vargas.
Discordo do comentário anterior do colega unica e exclusivamente ao chamar o início da Era Vargas de ditadura.
A ditadura propriamente dita da Era Vargas só teve início em 1939 com o Plano Cohen e o golpe que deu origem ao Estado Novo.
Concordo que a ditadura oficial tem se iniciado neste peródo.

Por alguns anos mantive meu pensamento também nesta linha... mas estudando mais, percebi as justificativas das suas atitudes.
Apenas para corrigir um detalhe de data. A ditadura a que se referem (Estado Novo) iniciou-se em 37 (e não 39), com o fechamento do Congresso e a outorgação da constituição linha dura, vulgo Polaca. Encerrou-se em 45, com o fim do primeiro período de governo getulista e redemocratização por Dutra.
Respota correta - C

Em 1930, a crise que se configurara ao longo da dé­cada atingiu sua culminância: as oligarquias regionais dissidentes optavam pela luta armada, o descontentamen­to militar ganhava novo alento, as classes médias urbanas, insatisfeitas, constituíam um amplo setor de apoio. Nesse momento, o setor cafeeiro era atingido pelos primeiros efeitos da Crise de 1929 e se distanciava do Governo Federal. Daí a possibilidade de vitória da revolução, que levou a uma nova composição de equi­líbrio entre setores da classe dominante, dando fim à República Velha e iniciando um novo período conhecido como Era Vargas, que se deu de 1930 à 1945.

Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte e interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).

Fonte: www.brasilescola.com

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo