O serviço de proteção em situações de calamidades públicas ...
( ) Os/as usuários/as são famílias e indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, dentre outras) que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados; e removidos de áreas consideradas de risco, por prevenção ou determinação do Poder Judiciário.
( ) Os objetivos do serviço são: assegurar acolhimento imediato em condições dignas e de segurança; manter alojamentos provisórios, quando necessário; identificar perdas e danos ocorridos e cadastrar a população atingida; articular a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas; e, promover a inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais.
( ) As formas de acesso ao serviço são: por notificação de órgãos da administração pública municipal, da Defesa Civil e pela identificação da presença nas ruas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
(V) De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, os Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, oferece o serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências (2014, p. 57), no qual “os/as usuários/as são famílias e indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, dentre outras) que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados; e removidos de áreas consideradas de risco, por prevenção ou determinação do Poder Judiciário".
(V) De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, os Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, oferece o serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências (2014, p. 57), tendo por “objetivos assegurar acolhimento imediato em condições dignas e de segurança; manter alojamentos provisórios, quando necessário; identificar perdas e danos ocorridos e cadastrar a população atingida; articular a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas; e, promover a inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais".
(V) De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, os Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, oferece o serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências (2014, p. 58), tendo como “formas de acesso aos serviços por notificação de órgãos da administração pública municipal, da Defesa Civil e pela identificação da presença nas ruas".
Gabarito da professora: D
Referência Bibliográfica
Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Brasília – DF, 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Está na Tipificação dos Serviços Socioassistenciais.
Já li diversas vezes a RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 a qual se refere a questão, porém fique na dúvida quanto a última alternativa:
As formas de acesso ao serviço são: por notificação de órgãos da administração pública municipal, da Defesa Civil e pela identificação da presença nas ruas.
Mas, sim, é o texto da lei seca, ou seja, todas alternativas corretas.
Para complementar a questão se fundamenta na página 57 do documento supracitado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo